Todas nós sonhamos em ter cabelos lindos e sempre arrumados. No entanto, sabemos o quanto isso demanda tempo e paciência e, com a correria do dia a dia, acabamos muitas vezes fazendo um rabo de cavalo e saindo de casa assim mesmo. O corte certo de cabelo pode fazer toda a diferença nessa história e garantir fios domados e modelados em muito menos tempo.
Leia também:
Hairstylist lista cinco dicas para nunca mais errar no visual
Aprenda como arrumar os cabelos em poucos minutos
Direto do salão: 15 segredos dos cabeleireiros
Segundo o cabeleireiro Dudu Coisseur, do Studio Hans, no Rio de Janeiro, o comprimento mais prático é na altura do ombro, independente do tipo de fio. “O cabelo longo demanda mais tempo para lavar, secar, pentear, etc., mas, ainda assim, a maioria das mulheres ainda tem a cultura de manter este comprimento”, diz o profissional.
A dica dele para quem tem cabelo liso é investir no corte degradê não muito acentuado ou mesmo um chanel. A franja lateral e comprida também é uma opção que não dá trabalho e, neste caso, nem precisa de escova.
Cabelos lisos não necessitam de leave in para controlar o frizz. O único cuidado que se deve tomar é para não ressecar as pontas, já que esse tipo de fio tende a ficar oleoso muito rapidamente na raiz, e, para compensar, as mulheres acabam lavando excessivamente o cabelo. “Deve-se usar um shampoo específico para não despertar a oleosidade. O cabelo leva 24 horas para secar, e esse tempo tem de ser respeitado, senão o fio entra em um ciclo vicioso e passa a ficar oleoso muito mais facilmente. Se sentiu que as pontas estão ressecadas, aplique um óleo finalizador”, ensina Dudu.
Já os fios encaracolados não têm jeito: precisam de um pouquinho mais de tempo para serem domados. O profissional indica o comprimento na altura do queixo. “Normalmente, quem tem o cabelo cacheado não gosta de cortar curtinho porque acha que fica mais cheio, mas depende muito do corte. Dá para trabalhar bem com o cabelo irregular e deixar a frente um pouco mais comprida”, recomenda.
Para obter um bom resultado gastando pouco tempo, o segredo é lavar o cabelo pela manhã, tirar o excesso de água com uma toalha (sempre “apertando” o cabelo para não desmanchar os cachos), passar uma boa quantidade de mousse e apertar novamente com a toalha. “E não encostar mais nele durante o dia todo, senão vai ficar parecendo um leão”, brinca o especialista. Ainda de acordo com Dudu, os cabelos cacheados, normalmente, ficam melhores no dia seguinte da lavagem. Se for esse o caso, não precisa molhar de novo: passe um leave in para dar uma leve modelada e seja feliz!
Por fim, os cabelos ondulados, segundo descreve o cabeleireiro, são os considerados perfeitos. “Eles vão para o crespo ou para o liso facilmente, depende do estilo que a mulher prefere. Ela pode perder um pouco mais de tempo e fazer uma escova modelada, pode prender os fios secos mesmo com bobs, que fica lindo e bem natural, ou pode só passar um leave in e deixar secar naturalmente”, indica.
O corte repicado vai muito bem com esse tipo de fio, pois evidencia ainda mais o anelado. Pode também ser desfiado nas pontas e em camadas, criando um efeito degradê. No entanto, o cabelo que tem tendência a armar fica ainda mais volumoso quando repicado. Portanto, se essa não for a intenção da cliente, o ideal é que não seja cortado dessa forma, ou então de modo muito sutil. A franja lateralizada e na altura do queixo também é superindicada para o cabelo com ondas.
Lembrete: o creme sem enxágue é obrigatório para combater o frizz nos cabelos ondulados e encaracolados que não foram modelados com escova.
Veja esse método supersimples de cachear os cabelos: