Cabelo caindo mais durante a quarentena? 8 dicas que vão te salvar!

por | jul 17, 2020 | Beleza

Uma pessoa saudável perde, em média, cerca de 100 fios de cabelos por dia. Um número muito acima disso é considerado anormal e as causas devem ser investigadas.

Consultar um especialista e realizar exames é o primeiro passo para combater a queda, pois ajuda a descobrir a fonte do problema, que pode incluir fatores genéticos, hábitos do dia a dia, alimentação e até mesmo condições emocionais.

Se durante a quarentena você notou uma queda maior de cabelo, vale a pena conhecer algumas dicas da especialista em estética e tricologia Fabiana Padovez para minimizar o problema:

Como evitar a queda de cabelo

1. Procure manter uma alimentação equilibrada. Uma dieta muito restritiva, por exemplo, resulta em falta de nutrientes importantes que prejudica até a saúde dos cabelos. De acordo com a profissional, é válido investir em opções como frango, carne vermelha, peixe e ovos, que são ricos em proteínas. Ela explica que o cabelo é feito de queratina, que é um derivado da proteína.

2. Consuma mais alimentos prebióticos, que melhoram o funcionamento do intestino e favorecem a saúde como um todo. Segundo a especialista, o kefir é uma excelente opção para incluir na dieta.

3. Uma das causas comuns de queda de cabelo é a deficiência em vitamina D. Portanto, não ignore a importância dessa vitamina e procure obter a quantidade necessária por meio da exposição solar diária de 15 minutinhos ou ainda pela suplementação com indicação médica. Em tempos de isolamento, vale caçar um cantinho na casa onde bate sol.

4. Procure evitar ou, pelo menos, controlar o estresse. Os níveis de cortisona e adrenalina aumentam em picos de estresse, inibindo a fase de crescimento dos fios e causando queda excessiva. Além disso, o problema aumenta a oleosidade do couro cabeludo, favorecendo a perda de cabelo.

5. Lave os cabelos pelo menos um dia sim e um dia não. Deixar de higienizar os fios pode resultar em oleosidade excessiva que prejudica a saúde do couro cabeludo. Na hora da limpeza, opte por água morna, já que a chuveirada quente demais não é indicada.

6. Depois de lavar os cabelos à noite, seque bem. Dormir com os cabelos molhados realmente pode causar perda de fios, diz a profissional. A umidade e o calor no couro cabeludo favorecem a proliferação de fungos e bactérias na região, resultando em caspas, dermatite seborreica e queda de cabelo.

7. Se você tem o hábito de usar máscaras e cremes, evite a aplicação dos cosméticos diretamente no couro cabeludo. De acordo com a especialista, os produtos podem aumentar a oleosidade e, consequentemente, provocar queda de cabelo.

8. Evite permanecer com os cabelos presos por muito tempo. A profissional explica que a tração muito forte pode acidentalmente arrancar o cabelo e ferir o folículo capilar que, uma hora, pode parar de funcionar.

mini:

Queda de cabelo: causas e tratamentos