Carboxiterapia: 12 dúvidas esclarecidas

Método terapêutico não cirúrgico, a carboxiterapia consiste na infusão de gás carbônico (CO2) medicinal, injetado através da pele, na derme ou no tecido subcutâneo. Com ele, há uma melhora na circulação vascular local e, consequentemente, na oxigenação dos tecidos. Acompanhe as perguntas e respostas mais frequentes sobre carboxiterapia.

Leia também:
Carboxiterapia reduz celulite e melhora flacidez da pele
Carboxiterapia capilar
Estrias: livre-se delas! Conheça alguns tratamentos

O que é carboxiterapia?

Carboxiterapia é a administração de dióxido de gás de carbono [CO2] para fins terapêuticos. Dióxido de carbono, ou gás carbônico é o gás que confere as bolinhas das bebidas gaseificadas. Ele não deve ser confundido com o gás monóxido de carbono, que é um subproduto da combustão de óleo que pode ser mortal.

Como a carboxiterapia foi descoberta?

A carboxiterapia foi descoberta no Royal Spas da França, na década de 1930, quando foi comprovado que os banho nas piscinas de águas ricas em dióxido de carbono aceleravam a cicatrização de feridas.

Como age no corpo?

O dióxido de carbono está presente naturalmente em nossos corpos em todos os momentos e é essencial para os processos vitais dos animais e plantas. Com cada respiração, nós inalamos oxigênio e exalamos dióxido de carbono. Olheiras escuras, celulite, e cicatrizes são causadas, em parte, pelo fluxo sanguíneo deficiente na região. Com a injeção de uma pequena quantidade de gás de dióxido de carbono na área, o corpo tende a aumentar o fluxo de oxigênio, obrigando as células vermelhas do sangue a carregar todo o excesso de CO2 que foi injetado para que possa ser eliminado com a exalação.

Para que é recomendada a carboxiterapia?

A terapia é usada para o tratamento de olheiras escuras, estrias, redução da celulite, da gordura e também para esculpir, de forma não cirúrgica, o rosto e o corpo.

Quais áreas podem ser tratadas com carboxiterapia?

A carboxiterapia pode ser usada para tratar as pálpebras, rosto, pescoço, braços, barriga, nádegas e pernas.

Que outros benefícios tem a carboxiterapia?

Além de aumentar o fluxo e oxigenação do na região, a carboxiterapia também estimula a formação de colágeno na pele, dando-lhe uma aparência mais jovem.

Como funciona a carboxiterapia para olheiras escuras?

Uma oxigenação ineficiente da pálpebra inferior permite que o tom azulado dos vasos sanguíneos fiquem exposto através da pele fina. A carboxiterapia melhora a capilaridade da pálpebra inferior, e aumenta a camada de colágeno da pele. Com a injeção de uma pequena quantidade de gás de dióxido de carbono, o fluxo sanguíneo é intensificado, proporcionando benefício circulatório duradouro.

Como funciona a carboxiterapia para estrias?

Estrias de distensão ocorrem quando a pele é esticada a ponto de causar ruptura das fibras dérmicas. A carboxiterapia estimula a formação de colágeno e consequentemente engrossa a pele para melhorar a aparência das estrias através da reconstrução das fribras de colagéno.

Como funciona a carboxiterapia para redução de celulite e gordura?

Quando injetado com técnica, o gás dióxido de carbono é diretamente tóxico para as células de gordura. As células de gordura literalmente arrebentam e são eliminadas pelo corpo.

Quanto tempo demora uma sessão de tratamento típico?

Uma sessão de tratamento de carboxiterapia dura, em média, cerca de quinze a trinta minutos para ser concluída.

Existem efeitos colaterais associados à carboxiterapia?

O único efeito secundário possível é o potencial para hematoma no local da injeção. Normalmente, as pálpebras podem ser tratadas sem deixar marcas, tornando-se um procedimento sem necessidade de licença médica.

Existem riscos associados à carboxiterapia?

Não há riscos conhecidos associados à carboxiterapia. A injeção de dióxido de carbono tem sido usada com segurança durante anos para facilitar cirurgias endoscópicas do abdômen. O dióxido de carbono também é injetado diretamente na corrente sanguínea em certos procedimentos diagnósticos e terapêuticos de cardiologia.