Chapinha e babyliss podem “cortar” cabelo se feitos sem cuidado

por | jun 30, 2016 | Beleza

Recentemente, um vídeo engraçado e trágico ao mesmo tempo ficou muito famoso na internet. Nele, uma menina está gravando um tutorial sobre como fazer babyliss e acaba arrancando uma mecha de seu cabelo.

Segundo a hairstylist Viviane Siqueira, do salão Pierre Louis Coiffeur, o acidente ocorreu porque a garota deixou o aparato no cabelo mais tempo do que o recomendado. “Tanto o babyliss quanto a chapinha devem ser passados rapidamente. O babyliss deve ficar em contato com a mecha por, no máximo, cinco a oito segundos”, recomenda.

Leia também:

Diferente do babyliss, nova prancha deixa cabelo ondulado em minutos

Manual da escova em casa

Secador e chapinha podem causar queda dos fios

A especialista afirma que cabelos muito finos ou que tenham sido danificados por processos químicos estão mais propensos a sofrerem danos como o mostrado no vídeo. O ideal é sempre testar primeiro nas mechas que ficam mais escondidas, para evitar maiores prejuízos.

A marca do produto também pode influenciar. “Alguns itens não possuem termostato, por isso, não é possível controlar a temperatura da chapinha ou do babyliss, que não pode ultrapassar 180º C”, explica Viviane.

A hairstylist recomenda o uso de protetores térmicos antes de começar o procedimento. “Eles formam uma camada protetora, uma película, que protege os fios das agressões causadas pelo calor”, define. Além disso, a indicação da profissional é fazer hidratações frequentes, tratamentos de reconstrução da fibra capilar e utilizar somente produtos que sejam adequados ao tipo de cabelo, indicados por um cabeleireiro.

Viviane ainda ensina que a chapinha e o babyliss sempre devem ser feitos no cabelo seco, já que a fibra capilar fica mais frágil quando os fios estão molhados, e que a chapinha deve ser passada sempre de cima para baixo e não deve segurar o cabelo, pois, além de danificar e ressecar os fios, pode ocasionar um acidente como o do vídeo. O secador também exige cuidado, uma vez que pode queimar o couro cabeludo se aplicado por muito tempo no mesmo local.

Veja como usar corretamente o babyliss: