A vaidade feminina chega ao topo nos meses que antecedem o verão – uma corrida (quase) insana pela beleza e boa forma física num curto espaço de tempo. É também nesse período que a indústria cosmética e de outros produtos estéticos lança as novidades em cremes e tratamentos que prometem acabar com a celulite e gordura localizada – as nossas principais inimigas. Nesse ano não foi diferente e os lançamentos vão de cremes a injeções e hidrolipo.
Sabe aquelas insistentes gorduras localizadas que cismam em não sair, mesmo com a dieta e os exercícios físicos? A grande novidade para acabar com elas é a Hidrolipoclasia, mais conhecida como Hidrolipo. Este tratamento dura cerca de duas horas e consiste numa lipoaspiração feita num ambulatório e não na sala de cirurgia. O especialista em medicina estética Ronaldo Martins da Clinica Belle Visage, no Rio de Janeiro, explica: “injetamos enzimas lipolíticas e soro fisiológico associadas ao ultrassom para destruir as gorduras”. No procedimento, o soro deixa as células gordurosas inchadas e o ultrassom emite vibrações provocando a ruptura das células que, depois, são retiradas com cânulas bem fininhas.
De acordo com Ronaldo, o tratamento é indolor e indicado para todas as partes do corpo, exceto o bumbum porque os tecidos da área são diferentes. Em uma sessão já é possível perceber resultados satisfatórios, mas geralmente são recomendadas mais duas aplicações. Uma curiosidade do tratamento é que, para evitar dor, Ronaldo usa gás hilariante e os pacientes morrem de rir durante a aplicação.
A caminhada e a natação são os melhores exercícios para quem quer diminuir as celulites
Mas quem parece que vai abalar as estruturas, quer dizer, as gorduras localizadas é o Ultrashape, um computador com um chip que demarca a gordura e passa o ultrassom, destruindo as células de gordura. Segundo Karla Assed, dermatologista de famosas como a apresentadora Xuxa, é possível perder de um a seis centímetros por aplicação. O único porém é que essa verdadeira máquina dos milagres só chega ao Brasil em novembro e, segundo a dermatologista, a lista de espera para o tratamento já está grande.
Furinhos incômodos
Das gorduras localizadas para os furinhos que atormentam as nossas vidas. Cerca de 95% das mulheres sofrem com as indesejáveis celulites. O surgimento delas tem causas complexas, que vão desde alterações hormonais como a puberdade e a gravidez, ao uso de anticoncepcionais, passando, é claro, pela má alimentação. As celulites são divididas em quatro grupos. As de grau um, geralmente encontradas nas adolescentes, são aquelas que aparecem somente quando a pele é comprimida. As de grau dois ainda são suaves, mas ficam visíveis mesmo sem a compressão e formam pequenas ondulações na pele.
Para esses dois graus os cremes anticelulite têm bons resultados. Aliados a uma dieta balanceada e exercícios físicos eles melhoram a textura da pele. “A caminhada e a natação são os melhores exercícios para quem quer diminuir as celulites”, dá a dica a dermatologista Karla Assed. Uma outra opção é o uso de cremes juntamente com a drenagem linfática.