A cirurgia das pálpebras têm se tornado cada vez mais comum entre os brasileiros. De acordo com a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, da Sociedade Brasileira de Cirurgia e da Isaps (International Society of Aesthetic Plastic Surgery), a composição da pele se altera com a idade e acaba ficando flácida, o que incomoda especialmente as mulheres.
Pálpebras caídas: por que ficam flácidas?
Segundo a médica, além do envelhecimento natural da pele, a exposição solar e a falta de hidratação são responsáveis por mudar a qualidade e a quantidade de colágeno e fibras elásticas. É como se esticássemos um elástico e depois ele não voltasse ao normal, deixando a região com aquela aparência de que a pele está sobrando.
Também existem as bolsas palpebrais, que são causadas pela perda de qualidade da gordura que acomoda o globo ocular, e a queda do supercílio, na sobrancelha, o que pode deixar aquela aparência de olhar triste. Todos esses “probleminhas” podem ser consertados e ajustados com a blefaroplastia, como é chamada a cirurgia das pálpebras.
Como é feita a blefaroplastia?
Como a cirurgia deve ser feita em um centro cirúrgico, o paciente é internado em um hospital e o médico marca junto com ele o que deve ser retirado ou reposicionado. Aplica-se uma infiltração de solução com adrenalina para diminuir o sangramento durante a cirurgia e os roxos no pós-operatório.
A anestesia pode ser local, local com sedação ou geral, dependendo do caso. A blefaroplastia costuma levar de 1 a 3 horas e o paciente geralmente sai no mesmo dia.
Como é a recuperação? Dói?
O local fica um pouco dolorido sim, mas não se assuste com o dia seguinte da cirurgia, que pode ficar bastante inchado e com alguns roxos, o que pode causar um pouco de desconforto ao paciente. Porém, compressas de água fria são altamente indicadas e aliviam os sintomas.
Precisa levar ponto? Fico com cicatriz?
Sim, é preciso dar pontos, que normalmente são retirados no quinto dia. E, se a cirurgia for realizada por um médico de confiança, as cicatrizes ficam praticamente imperceptíveis.
Recomendações pós-cirurgia:
- Faça compressas na região com soro fisiológico ou água mineral gelada, para diminuir o inchaço e os roxos.
- Não fume: o cigarro prejudica e retarda a cicatrização.
- Use óculos escuros e chapéu: o sol pode manchar a pele se não for protegida.
- Durma com cuidado: o ideal é que, por duas semanas, o paciente durma de barriga para cima.
- Lave sempre com cuidado com água e sabonete neutro.
- Repouse por uma semana, ou ao menos até retirar os pontos.
Há idade indicada para realização da blefaroplastia?
Não. De acordo com Dra. Beatriz, a cirurgia é indicada de acordo com o diagnóstico, e se não houver possibilidade de resolver o incômodo do paciente com outros processos estéticos, como toxina botulínica, preenchimentos, lasers, entre outros.
Cuidados com os olhos
- Lentes de contato: erros que podem prejudicar a visão
- Você sabia? Coçar os olhos pode causar miopia
- Olhos protegidos: como escolher o melhor óculos de sol