As mulheres que sempre quiseram dizer adeus às bochechas grandes já podem comemorar. Com nome complicado, a bichetomia é a cirurgia plástica que promete eliminar as bochechas e tornar o rosto mais fino e menos infantil. A novidade, contudo, traz uma série de riscos, como a paralisia facial permanente.
Leia também:
10 mandamentos para a plástica perfeita
Lipoaspiração reduz gorduras localizadas, mas pode trazer riscos sérios
Cirurgia plástica íntima: como é feita e quando é indicada
De acordo com o cirurgião plástico Vitorio Maddarena, o procedimento tem o objetivo de reduzir o tamanho das bolas de Bichat, um acúmulo de gordura bucal que existe em todas as pessoas, sendo maior em umas do que em outras. Com isso, é possível reduzir as bochechas, fazendo com que o paciente pareça mais magro.
Geralmente realizada junto com outras cirurgias da face como o lifting, a bichetomia dura aproximadamente 30 minutos e pode ser feita com anestesia local ou geral. O procedimento envolve dois cortes dentro da boca, um de cada lado, de 1 a 2 cm cada, por onde a gordura é retirada. O tempo de recuperação é de 7 a 15 dias e a região normalmente fica com um edema grande.
Riscos da plástica na bochecha
Apesar de ser considerada simples, a bichetomia traz muitos riscos ao paciente. Por ser uma prática relativamente nova, muitos médicos ainda não têm familiaridade com a região, o que pode resultar no corte acidental de algumas estruturas importantes, como o ducto parotídeo, que transporta a saliva produzida pelas parótidas (as glândulas da caxumba), vasos sanguíneos e nervos.

“Cortar uma dessas estruturas acidentalmente pode levar a sérias implicações, como hematomas, perda de movimentos, com consequente rosto torto e fístula salivar, ou seja, a saída de saliva por lugares errados”, explica o cirurgião. A sequela dessa cirurgia pode ser a paralisia facial semelhante à de um derrame.
Além disso, o médico alerta que a retirada completa das Bolas de Bichat pode causar dificuldade de sucção, como na hora de ingerir bebidas em canudinhos ou chupar uma laranja.