A hidroquinona é uma das substâncias que costumam ser prescritas pelos dermatologistas para clarear manchas da pele. No entanto, muita gente tem medo de usar, pois ouve-se falar com frequência sobre diversos efeitos colaterais da medicação. Afinal, será que ela é um milagre contra as manchas ou um risco para a saúde? Entrevistamos a dermatologista Samantha Enande para tirar todas essas dúvidas.
Leia também:
O que seu corte de cabelo diz sobre você?
Planta carnívora devora celulite e reduz medidas das coxas; conheça
Desodorante caseiro: receita baratinha da Bela Gil para economizar
Hidroquinona: para que serve?
Samantha explica que a hidroquinona é um composto orgânico, um agente despigmentante da pele de uso tópico – ou seja, para ser aplicado diretamente na pele. “Basicamente, é um tratamento de clareamento da pele, de despigmentação de manchas, que pode ser usado para sardas, manchas causadas pela idade; sempre que houver manchas escuras na pele”, esclarece.
Samantha diz que a hidroquinona age nos melanócitos, as células que produzem melanina, substância responsável pela pigmentação da pele. “A hidroquinona bloqueia a produção de melanina e aumenta a degradação dos corpos celulares que armazenam a melanina”, descreve. Outra ação da hidroquinona é no bloqueio da ação da tirosinase, enzima que tem participação na formação da melanina.
Existem diferentes graus de hidroquinona (de 1 a 5%), e quanto maior a porcentagem, mais forte o poder de despigmentar.
Quem pode usar?
Quem tiver manchas na pele das quais queira se livrar pode usar hidroquinona, mas, lembre-se: sempre sob a supervisão de um dermatologista. A substância, como foi dito, pode causar alergias, ardência e manchar ainda mais a pele, então, não use por conta própria, ou você pode piorar o problema e colocar em risco sua saúde. Além disso, só o médico pode prescrever a quantidade adequada do produto, quantas vezes você deve aplicar por dia, o grau, entre outras especificações.
Contraindicações: gestantes, lactantes e crianças não podem fazer uso da hidroquinona.
Como usar?
A hidroquinona pode ser usada em qualquer parte do corpo que tenha alguma mancha que se deseja clarear, tomando cuidado com olhos e mucosas. “Aplique à noite e não se exponha ao sol sem filtro solar. Isso serve para todos os despigmentantes, em especial a hidroquinona”, esclarece a médica.
Hidroquinona na virilha: pode?
A dermatologista diz que a hidroquinona até pode ser usada para tirar manchas escuras de locais como a virilha ou a axila, mas que ela não a recomendaria para este uso. “A hidroquinona é bem irritante. Temos substâncias menos nocivas para essas regiões. Eu prefiro recomendar a hidroquinona para o rosto, mas nada impede que você use na virilha ou na axila, contanto que você não apresente nenhum dos efeitos colaterais descritos e use da forma adequada e prescrita pelo médico”, esclarece. Existem outras maneiras de clarear a virilha e a axila, que não são tão agressivas quanto a hidroquinona.
Quanto tempo leva para clarear a pele com hidroquinona?
“Com uma semana de uso, o local fica avermelhado. Depois disso, começa a despigmentação. Com duas semanas, o aspecto da pele já está melhor e, em praticamente um mês, já dá para regredir o uso para noites alternadas ou duas, três vezes na semana”, explica Samantha.
Efeitos colaterais
No entanto, a hidroquinona para clarear a pele não é milagrosa e tampouco inofensiva. “É uma substância que pode irritar a cútis, causando vermelhidão ou dermatite de contato. Além disso, a hidroquinona é fotossensível, o que significa que, na exposição à luz solar, pode causar outras manchas na pele e piorar ainda mais o aspecto”, diz Samantha. Quanto maior o grau da hidroquinona, mais irritante ela será para a pele.
Outro alerta feito pela dermatologista é quanto ao uso prolongado da substância. “Algumas pessoas acabam apresentando um excesso de pigmento, chamado ocronose. É uma mancha de tom azul escuro, quase irreversível e muito difícil de tirar”.
Existe também o risco de se desenvolver alergia ao produto. “Ele realmente causa um certo incômodo, e algumas pessoas acabam tendo sensibilidade à hidroquinona. Nestes casos, temos que suspender o uso”, diz.
Para avaliar se o paciente é sensível ao produto, basta aplicá-lo em uma pequena porção de pele, na área em que se deseja clarear ou bem próximo a ela, e observar se o local apresenta reações como vermelhidão excessiva, inflamação ou formação de bolhas. Neste caso, suspenda o uso. Já uma leve vermelhidão é considerada normal.
Hidroquinona causa câncer?
Samantha diz que existem estudos em andamento dizendo que a hidroquinona pode causar mutação nas células da pele, oferendo o risco do desenvolvimento de câncer. “Não podemos dizer que sim e nem que não. É por isso que há pesquisas para o lançamento de novos clareadores que substituam a hidroquinona. Mas tudo isso está sendo estudado ainda”, garante.
Preço e onde comprar
A hidroquinona pode ser manipulada, mas já existe um creme de hidroquinona vendido em farmácias. No entanto, sempre consulte seu médico para saber a melhor recomendação para você. Nas farmácias de manipulação, o preço da hidroquinona é variável. Em farmácias populares, a média é de R$ 20 o tubo com 30 gramas.