A manicure Carla Cristina Rolim, da esmalteria Aero Nails (SP), ensina quatro técnicas diferentes e dá dicas para amolecer e retirar a cutícula. Antes de seguir esse passo a passo da profissional, é fundamental saber quais produtos para unhas utilizar e estar atenta em como hidratar as cutículas.
Leia também:
Unhas bonitas dependem de cuidados certos com a cutícula
12 dicas para fortalecer unhas fracas
Aprenda técnica para consertar a unha quebrada
- Emoliente + algodão
Segundo a manicure, este é o jeito mais fácil de fazer em casa. Aplique um pouco de creme emoliente nas unhas. Em seguida, coloque um pedaço pequeno de algodão sobre cada uma delas e borrife um jato de água, que pode ser fria ou morna. Ajuste o algodão para que cubra toda a unha e faça o mesmo processo na outra mão.
Borrife água nos algodões e aguarde cerca de três minutos para que a pele amoleça (Bolsa de Mulher)
- Kit manicure
Trata-se de um pacote que contém duas luvas já com emoliente dentro, palito, lixa e toalha. Pode ser encontrado em perfumarias e lojas especializadas. Para fazer as unhas, coloque a mão dentro da luva e aguarde cerca de três minutos. Retire a luva, borrife água e, com a toalha, remova o excesso de creme.
Luvas já vêm com creme emoliente (Bolsa de Mulher)
- Mergulhar as mãos na água
Aplique o creme nas unhas e mergulhe a mão em um recipiente com água morna. Deixe por cerca de três a quatro minutos, ou, se sua cutícula for muito dura, até sete minutos.
Carla afirma que este é o método menos indicado, pois ele amolece a pele do dedo inteiro, e não só as cutículas. “Isso faz com que seja removida mais pele do que o necessário, podendo deformar o dedo e até causar ferimentos”, alerta.
Passe emoliente nas unhas e mergulhe os dedos na água (Thinkstock)
- Unhas do pé
Segundo a manicure, o melhor jeito para amolecer a cutícula do dedo do pé é com o vapor do chuveiro. Por isso, a dica é fazer o pé após o banho.
Como tirar cutícula
“Enquanto uma mão está com o creme, você lixa e aplica creme na outra. Este é o tempo ideal para deixar a cutícula amolecendo”, afirma Carla.
Segundo ela, o segredo para não tirar pele demais, principalmente nos cantinhos dos dedos, é justamente não exagerar no tempo de amolecimento. “Quando você passa emoliente nas unhas, parte da pele fica com o aspecto esbranquiçado. Essa é a porção que deve ser removida, não mais que isso”, ensina.
Use a espátula para empurrar a cutícula interna e desgrudá-la da unha. Não faça muita força para não se machucar.
Para tirar o excesso de cutícula, é preciso apenas apertar o alicate sobre ela, e não puxar. “Se você tiver de puxar é porque o alicate não está bem amolado, e provavelmente vai causar ferimentos”, alerta a profissional.
Dica: procure tirar a cutícula externa inteira (de uma ponta à outra) de uma vez só. Isso evita o aparecimento de pelinhas ressecadas nos dias seguintes.
Procure tirar a cutícula inteira de uma vez só (Bolsa de Mulher)
Depois de remover a porção de fora, retire o excesso da cutícula interna e outras pelinhas salientes ao redor da unha.
De acordo com Carla, todos os alicates são vendidos como se já estivessem amolados, mas não o suficiente para fazer a unha de forma segura. Por isso, o ideal é mandar amolá-lo em um local indicado pela sua manicure. “Se você tem o hábito de fazer a unha em casa sempre, é legal amolar a cada seis meses. Se não, uma vez por ano está bom”, recomenda.
Arranquei um bife, e agora?
Você pode usar um líquido ou pó hemostático para estancar o sangue. Ponha um pedaço de algodão seco por cima e aguarde até parar o sangramento. “Se a ferida for muito grande, aplique Nebacetin para evitar inflamação e infecção, principalmente no pé. Acetona nem pensar!”, aconselha Carla.
Aplique pó hemostático na ferida e cubra com um pedaço de algodão seco (Bolsa de Mulher)