Como cuidar dos fios antes, durante e depois dos exercícios físicos

Você já deve ter reparado que depois de malhar ou correr ao ar livre, por exemplo, o cabelo muda completamente: as pontas dão uma ressecada, a raiz fica oleosa e o frizz, descontrolado. Tudo isso tem uma explicação e ela está no suor.

Ele é composto por cloreto de sódio (sal) e gordura, que são produzidas pelas glândulas presentes no couro cabeludo. Durante a prática dos exercícios, essas glândulas têm a sua produção aumentada, modificando o pH da região. O resultado não poderia ser outro: fios danificados e sem vida.

Ou seja, por conta do sal o comprimento do cabelo tende a ficar embaraçado e com aspecto seco, já que a substância altera a estrutura do fio. No caso da oleosidade em excesso na raiz a responsável é a gordura, que acaba obstruindo os folículos capilares.

É por isso que não abandonar os cuidados diários e adotar novos hábitos é tão importante para manter o cabelo sempre bonito e saudável, mesmo durante os exercícios. Então, anote as dicas abaixo, coloque-as em prática e aproveite seu treino ao máximo.

Prepare o cabelo para malhar

O ideal é proteger os fios com óleos de ação antioxidante ou pré-shampoos. Ambos vão ajudar a controlar a produção de oleosidade, evitando que a raiz produza mais óleo e que o restante do cabelo fique ressecado – além de ser uma forma de manter o pH da região equilibrado. E não é só: este é um ótimo truque para as cacheadas e crespas, já que não costumam lavar os fios todos os dias.

https://giphy.com/gifs/sephora-curly-hair-style-air-26uf8LOKWuxbMt2sU

Cuide nos fios durante o treino

Essa parte é bem fácil! Basta amarrar o cabelo em um coque alto – sempre com um elástico forrado de tecido para não quebrar os fios – e usar uma faixa para evitar que os fios da testa e das laterais da cabeça fiquem em contato direto com o suor.

https://giphy.com/gifs/cute-girls-hair-ZCfVLa04eolkQ

Lavar o cabelo é necessário!

Depois do treino é bom, sim, lavar o cabelo. O banho garante que todo o sal e gordura saiam dos fios, mantendo o couro limpo e saudável, além de equilibrar o pH. Para garantir que não ressequem, invista em produtos com ativos hidratantes ou livres de sulfatos, que agridem menos. No caso das cacheadas e das crespas vale investir no co-wash, ou seja, pular a etapa do shampoo e ir direto para o condicionador – se optar pelas versões a seco procure lavar assim que puder, ok?

https://giphy.com/gifs/beautybrands-beauty-brands-liter-sale-laney-l0IyjDGdSzYr9tBf2

Hidratações poderosas feitas a cada 15 dias são sempre bem-vindas também – elas não só deixam o cabelo bonito como protegem das agressões do dia a dia, incluindo aí, o suor.

Quer arrasar com cachos e crespos poderosos e com um volumão de dar inveja? Com a linha #todecacho, da Salon Line, você vai divar com um hair nas alturas. Vem descobrir mais sobre a linha queridinha das cacheadas!