Entre as muitas técnicas de depilação disponíveis no mercado, a cera é uma das mais populares por ser prática, barata e fazer com que os pelos demorem mais para crescer novamente.
Ainda assim, a depilação com cera causa calafrios em algumas mulheres por um motivo muito simples: a dor. No entanto, existem alguns truques para se livrar dos pelos sem precisar passar por uma sessão de tortura.
Depilação sem dor: dicas
A empresária Regina Jordão, fundadora da rede Pello Menos, recomenda o uso da cera quente, pois dilata os poros e relaxa a pele, amenizando a dor – diferente da fria, que pode causar maior desconforto.
Além disso, ela listou outras dicas simples que podem fazer bastante diferença para evitar o sofrimento na hora da depilação com cera:
Esfoliar a pele
Criar o hábito de fazer uma esfoliação no dia anterior à depilação faz com que os pelos menores, que podem ficar escondidos sob a pele, fiquem mais expostos – o que facilita a extração e evita o encravamento dos fios.
Banho quente
“Assim como o calor da cera, o banho quente pode ajudar a dilatar os poros”, pontua a especialista. Tomar um banho relaxante antes da depilação vai fazer com que os pelos sejam retirados sem muita resistência – e com menos dor.
Tamanho dos pelos
Quando os pelos estão muito longos, a dor tende a ser maior, pois eles são arrancados inteiros, desde a raiz. Por outro lado, se estão muito curtos, vão precisar de mais puxões com a cera, o que também dói. Portanto, eles devem estar no tamanho certo. A dica de Regina Jordão é fazer a depilação pelo menos uma vez por mês.
Evitar período menstrual
A especialista recomenda agendar a depilação uma semana antes da menstruação, ou logo depois que ela acabar. Durante o período menstrual, a sensibilidade da mulher aumenta, a dor da depilação fica pior e ainda há mais chances de inflamações na pele.
Roupas confortáveis
Depois da depilação, tente não usar roupas muito apertadas: prefira peças mais frescas e soltinhas, para evitar irritações na pele e o aparecimento de pelos encravados.
Beber bastante água
Hidratar-se bem antes de se depilar faz com que a pele fique mais elástica e resistente. Por outro lado, o consumo de cafeína (presente no café) e outras bebidas estimulantes aumenta os impulsos nervosos da pele e agrava a dor.