Como fazer a maquiagem durar mais no Carnaval? 7 dicas para driblar calor, suor e mais

por | fev 15, 2023 | Beleza

Carnaval combina com maquiagem, mas também é uma época de muito contato físico, calor e até chuvas. Com isso, fazer uma make que aguente bastante tempo sem derreter pode ser um desafio – mas, com algumas dicas, é possível aumentar a durabilidade até mesmo dos looks mais elaborados. Veja como fazer a maquiagem durar mais:

Como fazer a maquiagem durar mais no Carnaval

#1 Lave o rosto com água gelada ou faça uma leve compressa de gelo

Lavar o rosto com água gelada ou fazer compressas de gelo ajuda na fixação da maquiagem
Peopleimages/Getty Images/iStockphoto

Conforme explica a influenciadora e maquiadora Theulyn Reis, esfriar o rosto antes da produção é uma boa estratégia para auxiliar na durabilidade da maquiagem. Para isso, lave o rosto com água gelada e faça uma compressa com cubinhos de gelo (de preferência envoltos em um paninho e sem manter por muito tempo no mesmo lugar, evitando queimaduras).

A explicação da dica está no fato de que as temperaturas frias ajudam os poros a assumir uma aparência mais “fechada”, reduzindo assim a textura da pele sob a maquiagem.

#2 Aposte em um bom primer

Primers, especialmente os de textura siliconada, ajudam na durabilidade da maquiagem
Galeanu Mihai/Getty Images/iStockphoto

Após lavar o rosto e assegurar que a pele esteja bem limpinha, é indicado apostar em um protetor solar e em um hidratante que sejam leves. Conforme os produtos “secarem”, aplique então um primer que, de preferência, tenha aparência matte e ajude a disfarçar poros.

Além de atuar na fixação da maquiagem, o produto ajuda a uniformizar a pele de forma que seja necessário usar menos quantidade de maquiagem para chegar ao resultado desejado. Desta forma, a aparência do look a longo prazo tende a ficar melhor.

#3 Espere cada camada “assentar” antes de fazer a próxima

Esperar cada camada de produto secar é essencial para um bom resultado
Aja Koska/Getty Images

Programe-se para poder dedicar bastante tempo à maquiagem, garantindo que seja possível esperar cada produto secar e “assentar” na pele antes do próximo. Isso vale desde o creme e o protetor solar aplicados antes da maquiagem quanto para os produtos de pele, olhos, etc.

Após ser aplicada no rosto, a base, por exemplo, tende a secar, ganhando uma nova textura, enquanto corretivos acumulam nas linhas finas em torno da boca e abaixo dos olhos. Por isso, é ideal aguardar alguns minutos entre cada etapa, avaliando quais áreas da pele precisam de mais cobertura, ajeitando o corretivo acumulado com uma esponjinha antes de selar com pó, etc.

#4 Aposte em um fixador de sombras ou truque com corretivo nas pálpebras

Fixador de sombras ou combo de corretivo e pó ajudam a manter make dos olhos intacta
DragonFly/Getty Images/iStockphoto

Fixadores de sombra costumam ser produtos em creme que, além de uniformizar a tonalidade da pálpebra para garantir cores mais vibrantes após a aplicação da sombra, ainda ajudam na fixação. Sendo assim, usar um destes produtos contribui para a durabilidade da maquiagem no calor – mas, se não houver nenhum disponível, é possível apostar em um truque com corretivo e pó.

Aplique um pouquinho de corretivo líquido ou cremoso nas pálpebras (uma de cada vez) e dê leves batidinhas com o dedo anelar para espalhar. Logo em seguida, usando um pincel fofinho de esfumar, aplique uma pequena quantidade de pó translúcido sobre o corretivo para que ele não acumule nas linhas que se formam quando os olhos se abrem. Na sequência, aplique as sombras e outros produtos desejados.

#5 Na pele, “menos é mais”

Fazer camadas finas de base, corretivo e pó é importante para um acabamento duradouro
Jun/Getty Images/iStockphoto

No calor, camadas muito espessas de maquiagem feitas com muitos produtos tendem a derreter com muito mais facilidade. Por isso, entre cada uma das etapas, avalie bem os locais do rosto que precisam de mais cobertura e opte por construir camadas de base e corretivo aos poucos em vez de aplicar uma camada muito grossa logo de primeira.

Foque, por exemplo, na área sob os olhos e onde mais houver texturas ou colorações que se deseja esconder. Já a área das bochechas, no entanto, tende a ser mais seca e não requer tanto produto. Algo que pode ajudar a dosar bem a quantidade de produto é aplicá-los usando uma esponjinha úmida, que suga o excesso de base e corretivo e espalha de forma mais uniforme que um pincel ou os dedos.

#6 Prefira produtos em pó (ou sele todos os produtos cremosos e líquidos)

Pó e produtos sequinhos ajudam a manter a maquiagem por períodos maiores
FluxFactory/Getty Images

Sombras em creme, líquidas e delineadores em gel são opções bem cômodas de usar nos olhos, mas, para o Carnaval, pode ser mais interessante apostar nos produtos em pó. Isso porque, devido ao acabamento sequinho, eles não se movem tanto sobre a pele e tendem a durar bem mais.

Além disso, após aplicar produtos líquidos ou em creme no rosto – incluindo contorno e blush – é ideal “selar” a pele com pó. Contornos cremosos, por exemplo, podem ser selados com um bronzer ou um contorno em pó, enquanto o corretivo pode ser selado com um pó translúcido solto. É importante não exagerar nas quantidades, batendo o pincel para eliminar o excesso e aplicar com batidinhas na pele.

#7 Opte por um batom matte ou use pó sobre os cremosos

Batons de acabamento matte têm durabilidade maior
Chris_Tefme/Getty Images/iStockphoto

Atualmente, algumas marcas têm opções de batons que secam na boca e borram pouquíssimo – mas, se você não tiver cesso a um produto assim, pode apostar em um batom matte simples ou passar pó translúcido sobre o batom cremoso com batidinhas usando a ponta do dedo. Desta forma, ele seca e tende a durar mais.

#8 Aposte em um bom spray fixador
Por fim, Theulyn lembra também da importância do fixador de maquiagem para finalizar a produção. Disponíveis em diferentes formulações (em forma de brumas que eliminam a aparência grosseira da maquiagem ao mesmo tempo em que fixam os produtos, ou em forma de sprays mais “pesados”), os fixadores ajudam a manter a maquiagem intacta por mais tempo.

Dicas de maquiagem