Como fazer uma BOA hidratação no cabelo: babosa, abacate, mel e 11 itens caseiros

por | maio 15, 2019 | Beleza

Independentemente do seu tipo de cabelo, uma hidratação regular protege os fios de agentes externos, como mudança de temperatura e poluição, e de processos estéticos que podem ser um pouco agressivos, como alisamento, descoloração e tintura.

Os processos podem abrir as cutículas dos fios, fazendo com que água e nutrientes se percam, prejudicando a saúde e a aparência dos cabelos. Optar por uma boa hidratação caseira pode ser a solução para manter seus cabelos lindos sem gastar muito.

Como fazer hidratação caseira

Versões caseiras de hidratação para os cabelos são econômicas, contam com ingredientes simples, fáceis de serem encontrados e fontes de vitaminas e proteínas fundamentais para devolver a massa capilar.

Hidratações capilares caseiras ainda são livres de agentes químicos, ou seja, raramente provocam reações alérgica ou de contato. Conheça alguns dos melhores métodos para hidratar os cabelos em casa:

Hidratação com babosa

Remova o gel presente em 1 folha de babosa, misture com 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de azeite e 2 colheres de sopa de creme capilar neutro. Bata tudo no multiprocessador. Aplique no cabelo lavado com xampu, deixe agir por até 20 minutos e depois enxágue.

Hidratação com abacate

Em um recipiente, amasse bem a metade de um abacate, acrescente 1 colher de sopa mel e 1 colher de sopa de óleo vegetal e misture até ficar homogêneo. Aplique no cabelo úmido mecha a mecha, do comprimento às pontas. Deixe agir de 20 a 40 minutos, enxágue e lave o cabelo normalmente.

Hidratação com maisena

Lave os cabelos com xampu, retire o excesso de umidade de aplique sua máscara de hidratação preferida. Misture algumas colheres de maisena com água e aqueça até que se forme uma pasta. Aplique no cabelo ainda morna (por cima da máscara de hidratação) e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, lave apenas com água corrente, sem xampu.

Hidratação com ovo

Quebre 3 ovos em um recipiente, acrescente 2 colheres de sopa azeite e 1 colher de sopa de mel. Misture bem até formar uma pasta homogênea, aplique no cabelo úmido da raiz às pontas, deixe agir por 20 minutos e enxágue bem.

Shutterstock

Hidratação com glicerina

Em um borrifador, misture: 2 colheres de sopa de glicerina e 8 colheres de sopa de água. Chacoalhe bem. Com os cabelos recém lavados, mas quase secos, aplique a solução mecha a mecha até os cabelos voltarem a ficar molhados. Massageie bem e faça uma trança de cada lado, o que evita que o cabelo perca umidade muito rapidamente. Coloque uma touca térmica e deixe agir por 30 minutos. Depois, enxágue com água corrente, finalize com condicionador e seus produtos de costume.

Hidratação com banana

No liquidificador, bata 1 banana madura 6 colheres de sopa de água ou o leite. Coloque a mistura em um recipiente e, em seguida, adicione 2 colheres de sopa da máscara de hidratação de sua preferência. Depois, divida o cabelo em várias mechas médias e aplique. Após 20 minutos, enxágue e finalize normalmente.

Hidratação com soro fisiológico

Em um recipiente, coloque a quantidade de máscara de hidratação que você já está acostumada e adicione uma tampinha de Bepantol líquido e 1 colher de sopa de soro fisiológico. Misture tudo e comece aplicando nos cabelos, mecha por mecha. Coloque uma touca plástica e deixe agir de 10 a 15 minutos. Enxague apenas com água e finalize com protetor térmico.

Hidratação com colágeno

Em um recipiente, misture 1 colher de colágeno em pó com 1 colher de água quente e, em seguida, adicione gotas de limão. Por fim, acrescente um pouco de máscara hidratante. Lave os cabelos com xampu e aplique a mistura mecha a mecha, com as mãos. Deixe a solução agir por 10 minutos, enxague e finalize com protetor térmico.

Hidratação com óleo de coco

Misture uma colher de sopa de cada ingrediente: azeite de oliva, óleo de coco, mel e sua máscara de hidratação preferida. Aplique mecha por mecha no cabelo lavado apenas com xampu e massageie bem divisões pequenas de cabelo. Em seguida, coloque uma touca térmica e deixe agir por 30 minutos. Na hora de finalizar, lave delicadamente para não remover toda a hidratação.

Hidratação com cenoura e beterraba

Bata no liquidificador um terço de uma cenoura e um terço de uma beterraba com três dedinhos de água filtrada. Use uma fronha ou pano de prato limpo para coar esse suco, separando a parte do bagaço do líquido concentrado colorido. Use uma máscara de hidratação capilar para dar base à mistura com o suco. Lave os fios primeiro com xampu e finalize com creme para pentear antes de aplicar a máscara.

Hidratação com mandioca

Bata no liquidificador um pedaço de mandioca cozida e adicione: 1 tampinha de Bepantol líquido, 1 colher de sopa de máscara capilar e 1/3 de copo de água. Depois de misturada, a solução deve ser aplicada no cabelo úmido separado por mechas e deixar agir por 30 minutos.

Hidratação com leite de coco e limão

Misture 2 colheres de sopa de óleo de coco com 200 ml de leite de coco e 1 colher de chá de suco de limão. Aplique no cabelo ainda seco, mecha por mecha. Depois de enluvar todo cabelo, deixe agir por cerca de 30 minutos. Enxague e lave os cabelos normalmente, usando xampu e condicionador de sua preferência.

Shutter Stock

Hidratação com aveia

Misture 1 colher de sopa de aveia em flocos grossos com 200 ml de água fervente em uma panela. Mexa por cerca de 7 minutos, até ganhar consistência. Passe o mingau pela peneira, reservando o gel filtrado para misturar com uma máscara de hidratação da sua preferência, na quantidade que costuma usar. Aplique mecha a mecha, enluvando e massageando bem todo o comprimento dos fios. Deixe agir por cerca de 30 minutos e enxágue normalmente, usando xampu e condicionador.

Hidratação com tapioca

Ferva duas colheres de fécula de tapioca em 200 ml de água, mexendo sempre para não empelotar. Depois, agregue à sua máscara de hidratação preferida, na quantidade que costuma usar normalmente. Aplique mecha a mecha nos fios e deixe agir por cerca de 20 minutos. Depois, enxágue e condicione normalmente.

Cuidados com os cabelos