Como não deixar cicatriz no rosto ao tentar tirar cravos da pele: veja jeito certo

É possível eliminar cravos do rosto com uma limpeza de pele caseira mesmo, sem ter que investir no procedimento em clínicas de estética. Para isso, é preciso seguir alguns passos simples que permitem tirar essas marquinhas indesejadas sem machucar ou marcar a pele.

Antes de tudo, é preciso entender que existem dois tipos: os cravos brancos e os pretos.

Remover cravos sem causar lesão

Os pontinhos brancos são conhecidos como cravos fechados e ficam elevados na pele, o que torna a remoção mais fácil. Já os pretos, cravos abertos, ganham essa denominação porque acontecem em um poro dilatado da pele, que oxida após o contato da poluição com a oleosidade e o sebo do interior do poro, ganhando essa coloração mais escura.

Para realizar a limpeza de pele em casa, a remoção das impurezas faciais exige alguns cuidados redobrados. É que qualquer apertadinha de mau jeito pode provocar inflamações, que vão lesionar e se transformar em cicatrizes no rosto. Por isso, o ideal é espremer apenas as erupções superficiais, fáceis de se retirar.

Vapor para limpeza de pele

Ainda assim, se você fizer questão de realizar esse procedimento em casa, o ideal é tomar alguns cuidados para facilitar a remoção dos cravinhos. Primeiro lave o rosto embaixo de água bem quente, de preferência no chuveiro, para o vapor ajudar a abrir os poros. 

O vapor é o grande aliado da pele do rosto na hora de limpar e prepará-la para receber os cremes de tratamento e hidratação. Por isso, se você quiser remover comedões, molhe um algodão com água aquecida e deixe repousar por um tempo sobre o cravo ou a espinha. 

Outra opção é colocar o rosto próximo a uma bacia cheia de água quente, para que o vapor umedeça e aqueça a face. Você também pode cobrir a cabeça com uma toalha e aumentar a chance de absorção do vapor pela pele. Em seguida, aperte com os dedos ao redor dos pontinhos fazendo pressão para baixo. Se estiver difícil para sair, não insista.

shutterstock

Cuidados importantes

  • A pele precisa estar muito limpa, livre de qualquer resíduo de poluição, suor ou maquiagem.
  • Se a pele não estiver bem higienizada, há o risco do surgimento de espinhas no local de onde o cravo foi tirado. Isso porque a pele possui bactérias naturais e, ao remover o cravo, o poro fica livre para a proliferação de bactérias que causam acne.
  • Unhas grandes são as maiores causadoras de lesões e marcas no rosto. O ideal é cortar. Mesmo com as unhas curtas, use algodão para envolver os dedos que usar para apertar. Eles são muito importantes para auxiliar na remoção dos cravos e diminuir a chance das marcas conhecidas como sequelas de acne.

Limpeza de pele: Apertar cravos e espinhas causa cicatrizes?