Quase ninguém sabe ou reflete sobre o assunto, porém não só apenas testados em animais, diversos produtos de perfumaria e beleza têm ingredientes que vêm de fontes ou são derivados de animais. Assim, os produtos com selo Halal chegam como uma alternativa mesmo que seu principal público alvo seja a comunidade islâmica.
Como são fórmulas mais naturais, elas beneficiam a todos os perfis de consumidoras e minimizam os impactos no meio ambiente. Entenda melhor a seguir.
Como evitar cosméticos com ingredientes de fonte animal
Apesar desse segmento ter surgido em regiões da Ásia islâmica com pequenos fabricantes de cosméticos, ela tem crescido de acordo com a conscientização do consumidor em todo mundo que busca por produtos veganos, orgânicos e naturais. Essa é uma das principais tendências do mercado de beleza: o consumo de fórmulas com ingredientes de origem mais controlada e menos industrializados.
Assim, sendo os benefícios encontrados nos cosméticos Halal, desenvolvidos de acordo com os preceitos muçulmanos, ou seja, não contêm álcool ou matérias-primas derivadas de alguns animais como insetos e porcos, se enquadram perfeitamente a este segmento. Somente esta fatia do mercado movimentou 20 bilhões de dólares em 2014 e esse valor deve dobrar até 2019, chegando a 6% do faturamento global de cosméticos, segundo a TechNavio, empresa especializada em análises setoriais.
As empresas fabricantes desse tipo de cosmético recebem a certificação Halal, que atesta a ausência dos ingredientes proibidos e a obtenção ética de insumos cárneos de caprinos, aves, bovinos e ovinos. Esses animais devem ser abatidos sem qualquer sofrimento desnecessário.
Outras novidades para o cabelo
- Aprenda o passo a passo: Usar lenço em penteados virou moda
- Cabelo para malhar: Karina Bacchi faz bonito na academia
- Aprenda a fazer os penteados que as famosas usaram no Oscar