Uma pequena embalagem com o poder de te dar um olhar incrível depois de uma noite mal dormida ou um olhar fatal naquela noite especial. Não é nenhuma novidade, é o bom e velho rímel mostrando por quê tem lugar cativo na nécessaire feminina. Seja numa maquiagem diurna ou em um look mais elaborado para a noite, a máscara para cílios costuma estar presente e pode até ser o destaque da maquiagem. Mas o limite entre a perfeição e o desastre é muito delicado: o exagero na maquiagem pode deixar os cílios empelotados, grudados e as pálpebras borradas. Para passar longe desses deslizes, confira a seguir o passo a passo para conseguir cílios com rímel impecáveis.
Leia também
Alongamento de cílios dá volume e comprimento
8 dúvidas sobre cílios e rímel

Escolha o rímel de acordo com o seu objetivo: saber escolher o tipo de máscara de acordo com sua necessidade faz a diferença. Existem produtos para colorir, curvar, dar volume e alongar os cílios. Cada uma tem uma formulação e um tipo de pincel específico para obter o efeito desejado.

Use o curvex antes da máscara: como os produtos para os cílios geralmente têm secagem rápida, eles ficam imediatamente mais firmes e o curvex pode quebrá-los. Por isso, o ideal é usá-lo antes do rímel. Para usar o aparelho, posicione-o bem rente à base dos pelos e aperte devagar e com delicadeza, para ver se ele não vai beliscar a pálpebra. Depois, aperte com mais força por mais ou menos dez segundos e vire o aparelho um pouco para cima, deixando-o perpendicular ao rosto. Isso irá ajudar a deixar os cílios curvados.

Pinte a base com lápis preto: para dar a impressão que os cílios são mais volumosos, pinte a linha que une as bases dos pelos com lápis preto. Assim os espaços entre as raízes deles serão preenchidos dando aparência de densidade às cerdas.

Aplicação: a dica da maquiadora Raphaela Bahia é passar a primeira camada com o aplicador na horizontal e a segunda com o aplicador na vertical, para alcançar os cílios dos cantos internos das pálpebras.

Cílios inferiores: “Para passar rímel nos pelos das pálpebras inferiores sem deixar o olhar pesado, o ideal é usar o aplicador nos cílios superiores e aplicar o que sobrou de máscara nas cerdas de baixo, sem retirar mais produto da embalagem”, recomenda Raphaela Bahia.

Limpar: “Se a máscara formar grumos, não puxe os cílios. Passe um pincel chanfrado suavemente da raiz às pontas, retirando o excesso de produto antes de secar”, recomenda Raphaela Bahia.

Olhe de longe: Antes de finalizar a maquiagem dos olhos, observe-os de longe para ver se não há borrões ou diferenças entre os dois olhos.