Como ter meus cachos de volta: o que fazer para dar adeus ao alisamento

*Esta matéria possui conteúdo publicitário

Muitas das mulheres de cabelos cacheados já quiseram ter as madeixas lisas em algum momento da vida. Algumas se contentaram com a dupla secador e chapinha, enquanto outras preferiram apostar em métodos mais agressivos, como alisamentos definitivos e escovas progressivas. O problema é que após anos curtindo os cabelos lisos, bate uma vontade de ter os cachos de volta. O que fazer nessa situação?

Leia também:
13 coisas que só as mulheres de cabelos cacheados entendem
Como combater o frizz dos cabelos cacheados
4 truques para acordar com os cachos perfeitos

Permanente depois de alisamento: quem pode fazer?

Consultora da Embelleze, Daniele Nascimento explica que o processo de transição dos lisos para os cachos depende do tipo de química utilizada. As técnicas que cacheiam os fios, como o permanente, trazem em sua composição tioglicolato de amônia, que não é compatível com outras formulações. Por isso, só é possível reverter o alisamento se ele também tiver sido feito com tioglicolato. A única exceção é a progressiva com formol, pois ela age apenas na cutícula do fio, sem alterar sua estrutura.

Daniele ressalta que antes de colocar qualquer tipo de química nos cabelos é indispensável fazer o teste da mecha. Essa é a única forma de descobrir se ele aguenta o “tranco” de um novo tratamento, pois, ainda que compatíveis, colocar uma substância em cima da outra deixa os fios muito frágeis e danificados. 

Transição capilar 

Quem optou por alisamentos com hidróxidos ou outros princípios ativos não tem alternativa, a não ser esperar o cabelo crescer. “Esses produtos quebram as cadeias de enxofre e alteram a estrutura interna dos fios. É como se dissessem ‘agora você liso e vai ficar assim para sempre’. Não há como reverter, pois não são compatíveis com o tioglicolato”, esclarece a especialista.

Nesses casos e nos de quem quer se ver livre das químicas para sempre, a transição capilar é a melhor saída. “O único jeito é esperar a química sair e ir cortando aos poucos. O processo demora e não é fácil: você vê parte cabelo liso, parte cacheado, e pode acabar ficando muito incomodada com isso, mas tem que ter paciência”, afirma a profissional.

Uma forma de diminuir o “sofrimento” é usar o secador como um aliado e fazer escova a cada lavagem para igualar a raiz às pontas. Também é fundamental hidratar os fios uma ou duas vezes por semana para garantir que os novos cachos cresçam fortes e bem nutridos. Depois de algum tempo (meses ou até um ano), é possível dar adeus aos fios lisos e assumir os cachos com todo o brilho que eles merecem.