Quando o assunto são as unhas, o que não faltam são opções de cores de esmalte e estilos. E novas tendências estão em alta no inverno. Para Renata Cesário, da Ophicina do Cabelo, os tons de esmaltes escuros, como preto, cinza e marrom, são clássicos e sempre voltam. Mas sua grande aposta são as unhas com acabamento metalizado em cores como verde e vermelho.
Leia também:
Significado das cores de esmalte: unhas revelam personalidade
Unhas perfeitas por duas semanas
Veja algumas ideias de nail art para se inspirar
“Nas pontinhas das francesinhas a moda pede o ombré com glitter grande. Ele pode vir de cima para baixo e também o inverso, mais parecido com uma meia lua. Uma dica para deixar o ombré mais moderno e chique é passar uma camada de base e depois vir com o glitter colorido”, sugere.
As cores neutras também estão em alta. Depois de tantas invenções e detalhes, as mulheres estão indo na direção oposta e voltando aos clássicos. Nos últimos desfiles internacionais, o nude que reinou nas unhas. “Em termos de novidade, quem vem ganhando mais adeptas e passarelas é o branco opaco”, afirma Daniele Junior, do Crystal Hair, no Rio de Janeiro.
Formato da unha
Na hora de optar por uma tendência, é preciso avaliar se combina com o formato da unha. Segundo Rentata, o stiletto, bem pontiagudo, é tendência da vez, mas não funciona para quem tem unhas curtinhas e pode ficar com um formato estranho, de losango, para quem tem a unha em formato de leque, com a base menor que a ponta.
Já a unha geométrica, por ser mais artística, pede cores mais básicas, como preto e nude. “Essa unha já chama atenção. Então, se as cores forem muito ‘chegueis’, não fica muito bom. Prefira cores neutras”, diz Danielle.
De dia ou de noite?
A ocasião também faz a diferença na hora de escolher a cor ou estilo da unha. Cada tipo combina com uma situação diferente. Segundo a designer de unhas Danielle Pereira, do Werner Coiffeur, no Rio de Janeiro, a metalizada é o modelo da balada. “Usar essa tendência em todos os dedos é mais para a noite. No dia a dia, recomendo usar como filha única, com as outras mais clarinhas. Fica um pouco mais discreto”, afirma.