Quem não abre mão de ter os cabelos longos tem de investir tempo, paciência e dinheiro em produtos e tratamentos que ajudem a manter o brilho e vitalidade dos fios. Para isso, cortar o cabelo de forma adequada e não descuidar da hidratação são preocupações constantes.
Leia também:
Aprenda a cuidar dos cabelos longos
Penteados de Nicole Kidman: inspire-se
Cabelos com luzes: como cuidar?
Cortes de cabelos longos
Se você deseja apenas manter o comprimento das madeixas, apare as pontas regularmente. “O ideal para manter os cabelos longos e saudáveis é cortá-los de dois em dois meses”, indica a cabeleireira do Studio W Ana Dabia Nogueira. Isso garante força aos fios e evita o aparecimento de pontas duplas.
No entanto, se o seu objetivo é deixar o cabelo crescer e conquistar as longas madeixas dos seus sonhos, o jeito é suspender a tesoura por mais de tempo e investir pesado na hidratação. Isso porque o fio de cabelo cresce, em média, 1 cm por mês. Se você cortar 2 cm a cada dois meses, todo o esforço irá por água abaixo. Lembre-se que aparar as pontas não faz com o que o cabelo cresça mais rápido, portanto, faça um acordo com o seu cabeleireiro e, se possível, abra mão das luzes e tratamentos químicos durante este período, a fim de evitar um estrago ainda maior nas madeixas.
No que diz respeito ao estilo do corte, quem tem os fios lisos pode apostar no degradê e, se desejar, na franja lateral comprida. Já as mulheres de cabelo encaracolado devem evitar o repicado, uma vez que o corte cria ainda mais volume e, com os fios compridos, vai deixar o visual todo muito pesado. Por fim, madeixas onduladas não têm muito segredo e combinam bem com todos os cortes. Se quiser evidenciar o anelado, invista no repicado e corte em camadas.
Os cabelões de Megan Fox, Taylor Momsen e Marina Ruy Barbosa. Créditos: Getty Images e AgNews
Hidratação dos fios
Dentre os procedimentos indispensáveis para quem tem os fios compridos está o antirressecamento. “O cabelo comprido precisa de cuidados especiais. Por ter fios longos, ele normalmente tende a ser mais ressecado nas pontas e oleoso na raiz, pois os nutrientes que temos no couro cabeludo não suprem a necessidade do fio” afirma Ana. Para reverter este quadro, invista em shampoos e condicionadores de qualidade e adequados ao seu tipo de cabelo. Faça a hidratação caseira a cada sete ou 15 dias, dependendo da necessidade do fio, e não deixe de fazer a hidratação de salão mensalmente.
Produtos milagrosos
Além da hidratação caseira e profissional, lance mão dos novos produtos que vêm invadindo os salões. Os óleos de Argan, Ojon e manteiga de murumuru são soluções restauradoras que prometem devolver o brilho e a maciez aos fios. Vale a pena investir!