Cientistas do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), do Massachusetts General Hospital, do Living Proof e do Olivo Labs desenvolveram um novo material que pode proteger e enrijecer temporariamente a pele, suavizando rugas e garantindo efeito por até 24 horas.
De acordo com os pesquisadores, a película elástica e invisível, que funciona como uma ” segunda pele“, se mostrou eficiente em testes preliminares ao esconder marcas de expressão e flacidez na região abaixo dos olhos.
Creme forma película que esconde rugas
A perda de firmeza e elasticidade da pele com o avanço da idade são as principais responsáveis pelo aspecto de envelhecimento. A película, baseada em polímero polissiloxano, disfarça as rugas quando aplicada sobre a cútis. Os pesquisadores apontam que ela pode ser usada o dia todo sem causar irritação e é resistente ao suor e à chuva.
Os estudiosos afirmam que a película garante hidratação e ajuda a manter a elasticidade da pele original. Robert Langer, um dos líderes da pesquisa, afirma que criar uma “segunda pele” que seja invisível, confortável e eficaz envolve grandes desafios.
“Ela precisa ter as propriedades óticas certas, caso contrário, não terá uma boa aparência, e deve ter as propriedades mecânicas certas, caso contrário, não terá a resistência ideal e não funcionará corretamente”, afirmou Langer em comunicado da instituição.
Confira no vídeo abaixo (em inglês) como funciona a invenção: