De proteção solar até superhidratação: que tipo de Yamasterol serve para você?

Cada vez mais usado para a hidratação dos cabelos, o Yamasterol faz sucesso por ser um produto bom e barato. Mas, antes de começar a usá-lo, é importante conhecer suas diferentes versões e saber como cada um deles atua nos fios e em que casos são indicados. A dermatologista Valéria Campos, de São Paulo, explica.

Yamasterol amarelo

Tem como principais funções hidratar, proteger, desembaraçar, facilitar o penteado, proteger do sol e do cloro, graças aos componentes como babosa e D-Pantenol. “É uma formulação muito simples cuja cor amarela é conferida por um corante. O extrato obtido das folhas de babosa confere alguma fotoproteção capilar devido às suas propriedades antioxidantes. Também tem ação emoliente e hidratante dos fios e, ainda, função antisseborreica, o que faz com que seja muito utilizado para queda capilar e redução da oleosidade”, diz.

A ideia de usar o Yamasterol Amarelo como pré-xampu, passando no cabelo antes de dormir e lavando normalmente no dia seguinte, não é indicada. “Assim como qualquer condicionador aplicado como pré-xampu, será possível notar brilho e maciez ao lavar os fios no dia seguinte. Entretanto, ficar muito tempo com o produto em contato com o cabelo pode podem fragilizar a fibra capilar, causar alergia e facilitar o aparecimento de seborreia. As formulações destinadas para esse fim, como o leave in e os cremes para pentear, contêm no máximo 0,5% do agente condicionador”, explica.

Yamasterol rosa

Na embalagem diz que ele pode ser usado para co-wash, que é a lavagem do cabelo sem xampu, só com o condicionador. A dermatologista diz que isso pode realmente ser feito, mas ressalta que os cabelos podem ficar oleosos, pesados e opacos. “Assim como o amarelo, trata-se de uma formulação simples, enriquecida com queratina e pantenol. Ele pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, mas o fato de conter queratina – proteína que forma a estrutura do fio – faz com que seja especialmente benéfico em cabelos danificados ou com química”, diz.

Outro ponto importante sobre o produto é o fato de possuir um ingrediente chamado Isopropil myristate, óleo sintético muito usado em produtos de beleza para garantir um resultado mais liso. Por outro lado, é um componente classificado quimicamente como um éster, que, em contato com a pele, pode deixá-la ressecada demais.

Yamasterol azul e branco

Um dos diferenciais da versão azul e branca é a fórmula com proteína hidrolisada, o que faz com que seja mais benéfico para cabelos secos e quimicamente tratados. A dermatologista explica que esse ingrediente tem função similar à da queratina presente na versão rosa, fazendo com que os dois tenham indicações e resultados parecidos. “O produto contém silicone, mas isso não traz qualquer prejuízo ao fio. Muito pelo contrário, trata-se de uma substância que protege toda a fibra por “criar” uma película. A polêmica dos produtos com silicones está muito mais relacionada com o fato de não ser ecologicamente correto (não é biodegradável) do que com seu efeito nos fios e na pele, que é considerado extremamente benéfico”, explica.

O Yamasterol azul e branco pode ser utilizado também para fazer low-poo (diminuir o uso de produtos químicos), no-poo (não usar xampu) e co-wash (lavagem do cabelo só com condicionador). “Mas sempre lembrando que pode deixar o cabelos oleosos e os fios pesados e opacos. Uma dica é não aplicar esse produto na raiz”, diz.

Yamasterol laranja

Os componentes ativos desse produto são: óleo de argan, óleo de macadâmia, pantenol e aloe vera (babosa). “Todos os princípios ativos presentes na fórmula conferem alto poder hidratante, ação antioxidante e um pouco fotoprotetora, brilho, maciez e penteabilidade.

De todas as formulações da linha, o laranja é o que tem maior poder hidratante. No entanto, seu público-alvo é bem mais restrito, pois é contraindicado para cabelos mistos a oleosos e também para fazer no-poo, low-poo e co-wash. “A raiz ficará oleosa e o cabelo com um aspecto mais sujo. Só deve ser usado por quem tem os fios muito secos ou danificados”, diz.

Misturinhas com Yamasterol: veja 3 receitas caseiras.