Deixar os pelos do braço ou das pernas clarinhos faz parte da rotina de beleza de muitas mulheres que descolorem os fios até em casa, tamanha a praticidade da prática. Só que a dupla descolorante em pó + água oxigenada pode estar fazendo um mal danado pra sua pele. Para se proteger, você precisa inserir apenas mais um produto no ritual do seu banho de lua.
Leia também:
5 cuidados que evitam virilha escura, com pelo encravado ou manchada
Descolorir pelos faz crescer mais rápido? Médica explica
Loiro platinado: 5 cuidados de Juju Salimeni com os fios
Descolorante em pó faz mal?
De acordo com a dermatologista Mônica Aribi, o clareador que passamos na pele é um produto tóxico e agressivo. “Existem ainda algumas intolerâncias individuais que fazem com que alguns descolorante sejam mais ou menos tóxicos para a pessoa.”
Ela destaca que, dependendo da reação da pele, o produto pode provocar uma dermatite de contato, além de manchas.
“Pode causar manchas que deixam a pele mais clara. Ele também clareia a pele, mas não de forma definitiva”, explica. “As manchas costumam demorar cerca de uma semana pra sair.”
Como proteger a pele antes de descolorir
Óleo de amêndoas
Para proteger a pele, a dermatologista indica acrescentar mais um passo à sessão de banho de lua: passar uma fina camada de óleo de amêndoas antes de espalhar a mistura descolorante. Mas não se preocupe: ele não diminui a potência do descolorante.
“É importante passar uma fina camada de óleo na pele antes da aplicação da mistura descolorante. Espere a pele absorver um pouco o óleo por cerca de 10 a 15 minutos e depois aplique a mistura.”
Descolorir o pelo: cuidados
Para não correr perigo no uso de descolorante, Mônica indica o uso de um pó químico não muito forte, junto com água oxigenada de no máximo 20 volumes.