null: nullpx
cera de depilação-Mulher

Deslize comum na hora de depilar com cera pode causar micose e até transmitir HIV

Publicado 26 Out 2018 – 10:37 AM EDT | Atualizado 26 Out 2018 – 10:37 AM EDT
Compartilhar

Muito mais que um deslize, reaproveitar a cera para depilar contraria as regras básicas de higienização e segurança, podendo abrir portas para a proliferação de diversas doenças. Entre elas, micoses, herpes, hepatite, HPV e até HIV.

Por economia ou descuido, reutilizar a cera em casa ou em lugares especializados deixam as mulheres expostas à contaminação, mesmo quando o produto é aquecido em altas temperaturas.

Quando a depilação causa doenças

Embora a técnica seja segura e eficaz para a remoção dos pelos, deixando a pele lisinha por mais tempo, a depilação com cera pode causar problemas para a saúde.

Não descartar o material, tanto a cera quanto a espátula, após o uso aumenta o risco de infecções bacterianas, como furunculose e acúmulo de pus no tecido, além de doenças causadas por fungos, como a candidíase, que provoca corrimento e irritação na região vaginal.

O vírus do HPV, o Papiloma vírus humano, também pode ser transmitido na depilação com cera reutilizada. Responsável por 90% dos casos de câncer do colo do útero, este agente patogênico é resistente a altas temperaturas.

No caso de outras DSTs mais graves, os traumas e pequenos cortes que podem ser gerados pelo processo de depilação somado ao reaproveitamento da cera ampliam as chances de contaminação de doenças como HIV, por exemplo.

Cuidados ao se depilar com cera

Para evitar o riscos maiores, é preciso tomar uma série de cuidados. Segundo Regina Jordão, CEO da Pello Menos, a atenção deve ser redobrada ao escolher o local para se depilar.

Em primeiro lugar, é importante ficar atento à higienização do espaço e utilização de materiais adequados para o procedimento. E, principalmente, se há descarte da cera que sobra após cada atendimento.

Ela reforça, ainda, que é preciso observar se a profissional lava as mãos antes de iniciar a depilação, se utiliza máscara, luvas e se foi feita a limpeza da maca. Em casa, todos estes cuidados também garantem uma depilação segura.

Dicas para se depilar em casa

Compartilhar

Mais conteúdo de interesse