Você já deve ter ouvido falar em suco detox, dieta detox, mas você já ouviu falar em detox no couro cabeludo? O shampoo limpa, superficialmente, a raiz do cabelo, mas não consegue eliminar todas as impurezas que o couro cabeludo vai acumulando, por isso, é importante cuidar especificamente dele.
Para que serve o detox?
Além de impurezas como poluição, o couro cabeludo também acumula resíduos de produtos usados nos fios e bastante oleosidade.
Por isso, a tricologista orienta fazer detox caseiro a cada 15 dias, se o cabelo for oleoso, e uma vez por mês, caso não seja, para equilibrar o pH e controlar a oleosidade.
Detox caseiro
Como preparar o detox
Para preparar o detox, você vai precisar de duas rodelas de gengibre, suco de um limão e óleos essenciais (lavanda, alecrim ou gengibre), dependendo do efeito desejado.
Óleos essenciais
Os óleos essenciais são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais, casas de aromaterapia e em farmácias de manipulação.
O óleo de lavanda tem propriedade relaxante e efeito calmante. Já o de alecrim é bom para queda de cabelo, estimula a circulação e melhora a oleosidade. O de gengibre tem efeito anti-inflamatório e por ter propriedades antissépticas, é excelente para combater a oleosidade.
Apenas duas gotas já são suficientes, podendo misturar dois tipos de óleos.
Como aplicar?
Com o cabelo seco, aplique a mistura apenas no couro cabeludo e deixe agir por 10 minutos.
Como o detox tem limão, depois de enxaguar para retirar o excesso da mistura, lave bem a cabeça com shampoo e condicionar para não correr o risco de manchar ou queimar a região quando entrar em contato com sol.
Receitas caseiras: veja como hidratar os cabelos sozinha