https://www.instagram.com/p/BkgUWanFEkW/
Aos 54 anos, Claudia Raia está, naturalmente, vivendo a menopausa, estágio que se caracteriza pelo declínio dos hormônios reprodutivos, provocando diversas alterações físicas e emocionais na mulher.
Entre tantas transformações, é comum sentir mudanças até mesmo na pele, como relatado pela atriz.
Por que a pele fica seca na menopausa?
https://www.instagram.com/p/CGx-SXulXO2/
Em um bate-papo com o dermatologista Jardis Volpe sobre peles maduras, publicado em vídeo no Instagram do profissional, a atriz descreveu as mudanças em sua pele com a chegada da menopausa.
“A pele fica diferente. Fica mais seca, sem viço e mais sensível à tudo: alergia, poeira e mudanças de temperatura”, disse ela.
Segundo o especialista, essa sensação é normal e tem explicação. “O que acontece é que com a falta do hormônio estrogênio, a pele vai ficando mais fina, vai atrofiando, e vai perdendo também o colágeno”, disse o médico.
A perda de colágeno será também responsável por acelerar o processo natural de envelhecimento da pele, aumentando o volume de rugas e marquinhas de expressão.
Tratamento para pele madura
Segundo o Dr. Jardis, de São Paulo, é possível retardar o processo natural de envelhecimento da pele fazendo uma reposição em creme com fitoestrogênio.
Durante o bate-papo, a atriz mostrou-se surpresa quando o médico citou o tratamento tópico. O fitoestrogênio em creme não exige prescrição médica: “São produtos derivados de plantas, como a soja ou inhame”, explicou o especialista.

Quando aplicados na pele, esses pré-hormônios fazem um papel parecido com o do estrogênio, evitando a deterioração do tecido.
“Apenas fazendo isso, a gente consegue reduzir o volume de profundidade de rugas em mais 20%”, diz o especialista.
Maçãs, beterrabas e azeitonas, por exemplo, são também ótimas fontes de estrogênio.
Assista na íntegra o trecho publicado da conversa:
https://www.instagram.com/p/COoYuO1Heth/