Dicas e tipos de sobrancelhas perfeitas

Um olhar fala mais do que mil palavras. Um pequeno levantar de sobrancelha basta para que o recado seja dado. É por isso que cuidar dessa parte tão delicada do rosto faz toda a diferença. Elas podem ser grossas, finas, rebeldes, descoloridas ou ao natural. Sejam como for, revelam um traço de personalidade e mostram a cultura de uma época.

Leia também:

Dica de maquiagem perfeita

Tendências de maquiagem verão 2014

Truques para ajustar a sobrancelha em casa

Uma breve história

Nos anos 1920, elas eram raspadas e pintadas com lápis para se tornarem bem fininhas. Dessa maneira, ajudavam a acentuar as moções das atrizes do cinema mudo. A década de 40, da musa Rita Hayworth, chegou com  sobrancelhas arqueadas e mais finas no fim. Os anos 1950, com as pop stars Grace Kelly, Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e Brigitte Bardot, trouxeram sobrancelhas grossas e em formato triangular, mais sensuais e ousadas.

Os anos 1960 retomaram a ideia do desenho mais fino e marcado a lápis igual às décadas anteriores e a modelo da vez foi Twiggy. Nos anos 70, a atriz e pantera Farrah Fawcett fez escola com as suas bem grossas e penteadas. Nos anos 1990, voltaram a ser finas e, algumas vezes, mais claras que o natural, como as da cantora Madonna. O novo milênio inaugurou looks mais democráticos. As sobrancelhas tornaram-se personalizadas, isto é, de acordo com o formato do rosto e tom de pele de cada uma.

Um giro pelo mundo

Se nas décadas anteriores as estrelas do cinema seguiam um padrão fixo de desenho, hoje elas mantêm um ar bem mais natural, como podemos observar na musa da estação, a modelo britânica Cara Delevingne, com suas sobrancelhas cheias e penteadas de maneira displicente. Entre as famosas que mantêm os fios sobre os olhos abundantes, estão as atrizes Lily Collins, Jennifer Connelly e Natalie Portman. A cantora Katy Perry também traz suas sobrancelhas sempre cheias, sensuais e marcantes.

Por aqui, Ana Paula Arósio não desenha as suas, como Malu Mader, que abusa do desenho sem definição e sempre as manteve grossas e com coloração escura, sua marca registrada. Seja qual for o seu estilo, realçar a beleza do rosto e complementar a expressão dos olhos, por meio de um par de sobrancelhas, são puro luxo. Abuse desse poder!

Customizadas, sim!

Ter um olhar sedutor, envolvente também consiste em ter as sobrancelhas bem alinhadas e com um contorno similar ao do rosto. Uma sobrancelha mal posicionada pode prejudicar não só a expressão da pessoa, como também ofuscar sua beleza. Como são delicadas e de extrema importância para a estética, é preciso ter muito cuidado ao fazer o design ou simplesmente fazer uma manutenção.

A proprietária do Spa das Sobrancelhas, unidade Moema 1, Ana Paula Grecco, dá dicas para você não errar: um rosto fino e comprido não pode ter uma sobrancelha muito arqueada. O redondo não deve usar um desenho muito fino nem abaulado; já aqueles em forma de triângulo, que possui a testa arredondada e o queixo fino (normal ou invertido), devem manter as sobrancelhas arqueadas e arredondadas e, por fim, o rosto quadrado deve mantê-las mais angulosas e com as pontas curvadas e longas.

Ana Paula ensina que as sobrancelhas nunca devem ser tingidas com tinturas de cabelos, por exemplo, pois podem ocasionar alergias e ainda deixá-las com um aspecto nada natural. Existem produtos próprios para sobrancelhas e cílios. O importante é lembrar-se de que a moda atual sugere valorizar os pontos fortes de cada pessoa e uma especialista sabe muito bem como deixá-la com o rosto de uma diva. “Ao pigmentá-las, o objetivo é recuperar o aspecto original dos fios que, por algum motivo, perderam sua coloração. Como elas são o centro de atenção do rosto, qualquer procedimento precisa manter as suas características faciais”, afirma.

É correto afirmar que cuidar de cada detalhe da aparência em casa é econômico e mesmo prazeroso, mas pode acabar em desastre se você não prestar atenção. As sobrancelhas são partes importantes da fisionomia, uma vez que, além de proteger os olhos, acentuam as expressões do rosto e servem como uma verdadeira moldura para o olhar. Não tente modelar sua sobrancelha em casa, tome cuidado, ou terá de gastar muito mais tempo e dinheiro reparando o estrago.

O importante é lembrar-se de que a moda atual sugere valorizar os pontos fortes de cada pessoa e uma especialista sabe muito bem como deixá-la com o rosto de uma diva. Veja, a seguir, o design ideal de sobrancelhas, adequado ao formato do seu rosto:

  • Rosto quadrado: pode ser suavizado com o arqueamento das sobrancelhas, formando um triângulo.
  • Rosto redondo: use-as com a curvatura mais acentuada, pois o arco mais alto faz com que os olhos pareçam maiores e fiquem em evidência.
  • Rosto oval: utilizar a curvatura o mais natural possível é o melhor, mas se quiser ousar, este formato de rosto combina com quase todos os tipos de design.
  • Rosto comprido: sobrancelhas mais horizontais são o ideal, pois a curvatura menos acentuada faz o rosto parecer mais ovalado.

Conheça outros conteúdos da Profashional.