Andressa Urach apostou em duas técnicas de bioplastia para turbinar as coxas: o hidrogel e o PMMA. Esses produtos foram responsáveis por uma necrose na perna da famosa, que viu o quadro evoluir para uma infecção generalizada e foi parar na UTI. Mas, afinal, qual dos dois produtos causou o problema? E qual é a diferença entre eles? Algum deles é seguro? Conversamos com o cirurgião plástico Dr. Alexandre Kataoka para entender o assunto.
Leia também
Andressa Urach: cirurgias transformaram corpo da famosa; veja fotos antigas
Famosas que assumiram plástica no nariz: compare antes e depois
Cirurgia plástica íntima: como é feita e quando é indicada
O que é hidrogel?
É um gel feito de água e poliamida que é aplicado através de uma seringa em algumas regiões específicas do corpo. Ele deve ser usado em pequenas quantidades para melhorar o aspecto de rugas ou outras deformidades, principalmente no rosto. O hidrogel é temporário, porque será absorvido pelo corpo em cerca de dois anos após a aplicação.
O que é PMMA?
PMMA é uma técnica de bioplastia muito parecida com o hidrogel. Um produto chamado polimetilmetacrilato é injetado também em pouca quantidade e com a mesma finalidade de preenchimento de rugas e deformidades. Porém, o PMMA é definitivo, jamais será absorvido pelo corpo. É como se fosse um cimento. Você adiciona esse gel em forma pastosa no corpo e ele endurece lá dentro.
Qual é a diferença entre essas duas técnicas de bioplastia?
A aplicação é exatamente a mesma, a diferença é o material e a durabilidade, já que um é definitivo e o outro tem uma fase de absorção.
Por que elas causaram infecção generalizada na Andressa Urach?
Esses produtos não devem ser usados como substitutos do silicone, para aumentar regiões como o bumbum ou as coxas, que foi o caso da famosa. A dose usada para essas aplicações é enorme, muito maior do que a indicada pela Anvisa. O hidrogel é seguro se usado da forma correta.
É possível saber qual das duas técnicas causou o problema?
Não é possível identificar sem estar por dentro do caso. Pode ter dado problema tanto em um, quanto em outro, já que as duas técnicas foram utilizadas de forma indevida.