ana paula microdose roacutan

“Microdosing” de Roacutan é um dos segredos da pele de Ana Paula, mas há contraindicações

Não é de hoje que a rotina de beleza de Ana Paula, do BBB 26, que resulta em uma pele sempre viçosa e iluminada, chama a atenção nas redes sociais.

E, recentemente, os “segredos” do skincare da Veterana ganharam mais um capítulo quando ela revelou que faz uso de “microdosing” de Roacutan – também conhecida como “dose da beleza”.

A prática promete menos oleosidade, poros mais fechados e aquela aparência de pele uniforme que muita gente busca. Contudo, ela não está isenta de riscos apenas por utilizar doses menores.

“Microdose” de Roacutan: o que é?

ana paula renault bbb
Ana Paula contou que faz uso de microdoses de Roacutan (Créditos: Reprodução/TV Globo)

O Roacutan é o nome comercial da Isotretinoína, medicamento tradicionalmente indicado para casos moderados a graves de acne.

Assim, a chamada “microdose”, ou “dose da beleza”, consiste no uso de quantidades menores da medicação, tomadas algumas vezes por semana.

Em teoria, o foco é controlar a oleosidade e melhorar a textura de pele, prometendo menos efeitos colaterais do que protocolos tradicionais.

Em quais casos ela é indicada

pele
(Créditos: Freepik)

Pela bula, a isotretinoína é indicada para acne. No entanto, na prática clínica, o uso pode, sim, ir além do tratamento das lesões inflamatórias, de acordo com Tricie Kobylko, dermatologista da Casa de Saúde São José.

“Por bula, a medicação é indicada para acne, mas alguns pacientes usam para reduzir oleosidade, fechar poros e deixar a pele com um aspecto mais bonito”, pontua Tricie.

Ou seja, embora a indicação formal seja médica, há quem procure o tratamento mesmo sem acne ativa, motivado principalmente por uma busca estética – o que, aparentemente, é o caso de Ana Paula, do BBB.

pele saudável
(Créditos: Freepik)

Não há outro medicamento oral com exatamente o mesmo mecanismo de ação. Ainda assim, existem caminhos menos invasivos.

“Uma boa rotina de skincare pode ter efeito semelhante a longo prazo, assim como lasers e peelings, feitos em consultório”, afirma a especialista.

Contraindicações e cuidados

(Crédito: pvproductions/freepik)

Mesmo em microdoses, a isotretinoína exige acompanhamento médico rigoroso. Um dos principais pontos de atenção é a gestação.

“Mulheres em idade fértil não podem usar sem contracepção, pois não se pode engravidar enquanto se faz o uso da medicação devido aos altos riscos associados à saúde do feto”, alerta a médica.

Além disso, o acompanhamento laboratorial é indispensável.

“Devem ser realizados exames de sangue mensalmente para avaliar colesterol, hepatograma e hemograma”, reforça Tricie, já que a medicação pode alterar níveis de gordura no sangue e enzimas hepáticas.

Dessa forma, a segurança está diretamente ligada à indicação correta, à avaliação individual e ao acompanhamento médico regular.

remédio
(Crédito: Freepik)

Vale lembrar que pele saudável vai muito além de poros invisíveis. Assim, qualquer tratamento sistêmico deve ser decidido no consultório, nunca apenas inspirado pelo que aparece na televisão ou nas redes sociais.

Cuidados com a pele