Muitas dúvidas surgem ao fazer as unhas nas manicures ou ao se pedir uma depilação com cera. Naturalmente vem à cabeça certa preocupação com a higiene dos objetos manipulados pelas profissionais. Será que está tudo bem limpinho e esterilizado? Veja as perguntas mais comuns que surgem nessa hora…
1. Os aparelhos usados para esterilizar os alicates funcionam?
Se forem as pequenas estufas a calor, funcionam sim! O que não funciona são aquelas à base de raios ultravioleta.
2. É verdade que os palitos e lixas de unha devem ser descartáveis? Há risco ao reaproveitarmos estes utensílios?
Seria a situação ideal, mas fica muito difícil colocar em prática, de um modo geral. Para tentar amenizar os problemas, eles devem ser limpos com algodão embebido em álcool. Se esses cuidados forem tomados não há riscos.
3. A bacia onde colocamos mãos e pés deve ser descartável? Que risco corremos se não forem?
É claro que seria também o ideal mas, da mesma forma, ficaria muito dispendioso para alguns estabelecimentos, além de aumentar demais o volume diário de lixo. Se forem lavadas com detergente após o uso, já está se fazendo uma boa prevenção de contaminação por fungos e bactérias.
4. Qual é a maneira correta de limpar as escovas de cabelos? Elas podem causar micoses se não estiverem limpas?
Na prática, os dermatologistas sabem que isso jamais ocorre! As micoses de couro cabeludo são, em sua maioria, resultado de condições individuais como, por exemplo: oleosidade excessiva do couro cabeludo, caspa pré-existentes, resistência baixa etc. De qualquer forma, as escovas devem ser lavadas com detergentes e bem enxaguadas depois.
5. Qual é a importância de fazer depilação com cera descartável?
Isto é importante já que a cera ao aderir à pele pode carregar consigo microorganismos como fungos e bactérias, inclusive sangue, se a pele estiver com pequenos ferimentos. É bom ter em mente que a depilação por cera é usada também na região da virilha, região genital e axilas, locais de freqüente proliferação de microorganismos.
6. As pinças devem ser esterilizadas? O uso de pinças sujas pode causar ou agravar a foliculite?
O ideal é que sejam lavadas e esterilizadas, pois podem carregar, entre outras coisas, sangue, o que traz riscos até mesmo de hepatite.
Já a foliculite, na maioria das vezes, é resultado da proliferação de bactérias que vivem na própria superfície da pele da pessoa, causando infecção dos folículos, poros por onde saem os pêlos, devido ao traumatismo da depilação.
7. E as esponjas de maquiagem, representam algum risco? Elas devem ser lavadas ou trocadas?
Se forem apenas lavadas com sabonetes já será suficiente para prevenir qualquer problema. Não é necessário que sejam descartáveis.
8. E aquelas lixas de pé? Qual é a maneira mais eficaz de deixá-las limpas?
Lavá-las com detergente é o suficiente!