Seja no inverno ou no verão, as mãos estão sempre tão expostas quanto o rosto. Porém, quase nunca recebem a mesma atenção e os mesmos cuidados. Por isso, por mais tratamentos de beleza para manter o rosto jovem, as mãos acabam sempre “entregando” a idade real. “Com o tempo, as mãos podem enrugar e acumular manchas, envelhecendo antes da hora. Elas perdem volume, gordura e elasticidade. Não raro, podemos até mesmo enxergar ossos, vasos e tendões através da pele”, diz o cirurgião plástico Vitorio Maddarena Junior, diretor da Clínica Maddarena, em São Paulo.
Leia também:
Tratamentos estéticos e cirurgia plástica ideal para cada idade
Veja um check list com os cosméticos essenciais para o dia a dia
O especialista revela que a queixa mais comum em relação às mãos é que elas não fazem jus à aparência e estilo de vida de quem tem espírito jovem, mas passou dos 50 anos. “Daí a importância dos tratamentos voltados especificamente para essa parte do corpo em evidência. Aliás, os cuidados devem começar cedo, passando protetor solar no dorso das mãos diariamente”, afirma.
Anti-idade
Só recentemente as mãos passaram a contar com terapias de rejuvenescimento eficientes. O tratamento é personalizado. Entre as soluções, o fotorrejuvenescimento a laser alcança resultados tão bons que adia a cirurgia plástica – recurso praticamente abolido hoje em dia por se considerar que são pouco eficazes as técnicas existentes. “A cirurgia plástica das mãos é um procedimento com duração média de duas horas, com anestesia local, que visa a retirada de sobra de pele para devolver o aspecto firme às mãos. Já o laser pode ser empregado para eliminar manchas e marcas, inclusive as que não são removidas com a cirurgia”, explica.
Ele destaca também novos tratamentos, como o lifting das mãos. “Quando a camada de gordura das mãos desaparece, sua aparência costuma incomodar a pessoa, já que a pele fica translúcida e enrugada. Nesse ponto, recorremos às injeções com ácido hialurônico para preencher a primeira camada da pele, restituindo o volume das mãos. Ao mesmo tempo, o uso do laser de luz intensa pulsada e CO2 finaliza o tratamento, removendo manchas de sol que se acumularam por anos e anos. O resultado é animador e sua duração é semelhante à dos demais preenchimentos, entre 12 e 18 meses”, finaliza.