Incômodo na pele, dor e um verdadeiro pesadelo para quem é vaidoso e procura sempre ter a aparência saudável e bem cuidada. Estamos falando de acne ou furúnculo? De fato, ambos os problemas possuem algumas características bastante semelhantes mas, no fundo, têm causas e tratamentos diferenciados.
Leia também
Tratamento de espinhas em adultos
Como eliminar manchas de acne
Excesso de sol pode causar acne solar
Diferença entre acne e furúnculo

Acne costuma ser um problema mais comum, atinge grande parte dos adolescentes e, em muitos casos, pessoas já em fase adulta. Trata-se de uma alteração da glândula sebácea que, geralmente, está localizada na face e tronco superior, diz Abdo Salomão, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Já os furúnculos, segundo o especialista, são abcessos na camada dérmica e que podem ir até o tecido gorduroso. Ao contrário das espinhas, os furúnculos podem ou não terem origem em glândulas sebáceas. São mais doloridos e podem até gerar febres. Salomão alerta que casos mal conduzidos ou deficiências no sistema imunológicos podem até evoluir para infecção sistêmica. Por isso, um médico deve ser consultado quando o problema for identificado.