Bolinhas avermelhadas na pele são um mal comum a muitas pessoas, principalmente em adolescentes. Elas geralmente aparecem em lugares específicos do corpo, como o antebraço, as coxas e o bumbum – sendo muito confundidas com acnes, alegria ou foliculite.
Essas bolinhas, na verdade, são chamadas de queratose pilar e costumam sumir com o passar dos anos. Contudo, durante esse período é possível encontrar formas de tratamento para aliviar o incômodo tanto físico quanto estético.
Tratamento para bolinhas na pele
A queratose pilar é resultado da formação de pequenos caroços de queratina nos folículos que produzem pelo no corpo. Com esse quadro, além das bolinhas avermelhadas, a pele também tende a ficar ressecada e áspera.
Entre os cuidados para cuidar tanto das bolinhas como do ressecamento estão: o uso tópico de substâncias em creme que consigam desobstruir a saída do pelo; uso diário de protetor solar e esfoliação leve – indicada e supervisionada por um dermatologista, para não irritar a pele.
Atenção para hidratação!
A hidratação da pele é via de regra tanto para tratar, como para prevenir o problema, por isso é importante ter em mente um hidratante de qualidade que contribua para amenizar e, até mesmo, extinguir as bolinhas. Alguns hidratantes recomendados por dermatologistas são:
Creme com ácido salicílico ou ureia
A composição ajuda na remoção das células mortas da pele, além de hidratar de forma mais profunda. O uso desse hidrante tende a causar uma vermelhidão normal e temporária na pele logo após o uso.
Creme com ácido retinoico ou Vitamina A
Esse tipo de creme hidrata a pele adequadamente de acordo com suas camadas, contribuindo para a redução das bolinhas.
Fatores alimentares
Além dos cremes hidratantes é importante manter uma alimentação rica em Vitamina A para evitar as bolinhas na pele. Alimentos como couve, cenoura e tomate são uma ótima pedida.
Cuidados com a pele
- Cuidados diários para manter a pele do rosto bonita e saudável
- Modelo da SPFW lista 6 produtos para rotina de cuidados da pele
- Olheiras inchadas: conheça as causas e 5 tratamentos caseiros