As mulheres sabem que as tranças estão entre os penteados “curingas” no dia a dia: prático e simples de fazer, entrelaçar os fios confere uma repaginada no visual sem muito esforço.
A famosa trança sempre foi associada como forma de evitar a quebra e ajudar no crescimento dos cabelos. Mas dependendo da maneira como o penteado é feito, o efeito pode ser contrário, causando até mesmo a perda dos fios.
Trança apertada danifica o cabelo
Independente do tipo, se a trança estiver muito apertada ou for usada durante um longo tempo pode sim causar queda de cabelo. O ato de puxar os fios para entrelaçá-los tende a aumentar a sensibilidade das madeixas, deixando os fios ainda mais frágeis e propícios a cair.
No caso das tranças comuns em cabelos cacheados e afros, no estilo box bands e nagô por exemplo, existe ainda mais chances de danificar os fios, porque o penteado normalmente é mantido por meses.
Entre os problemas causados por estes tipos de tranças está a alopecia por tração, que causa perda de cabelo em regiões próxima à orelha e testa. Dores de cabeça e a descamação do couro cabeludo também são sintomas desta condição, que pode ser temporária desde que corrigida a tempo.
Evitar a queda de cabelo usando tranças
Especialistas da Schwarzkopf Professional acreditam que as tranças por si só não causam queda de cabelo. Por isso, é importante não apertar demais os fios no penteado, além de tratar o couro cabeludo com regularidade e deixar o cabelo solto de vez em quando.
Outra dica é não trançar os cabelos molhados: a umidade favorece a proliferação de fungos e bactérias na raiz. Mesmo as mulheres que utilizam as tranças de estilo afro devem diminuir a frequência do penteado, dando um “tempo” para os fios recuperarem a força e elasticidade.