Existe “fermento de cabelo” e elemento é essencial para quem não quer perder fios

Assim como qualquer outro órgão e célula do seu corpo, e para o bom funcionamento deles, cabelos fortes e vibrantes dependem de uma dieta equilibrada e rica em minerais como zinco, manganês, proteínas, e vitaminas como A, C, D, E, B e seu composto biotina, além de ácidos graxos, como ômega 3 e 6. Ou seja, sua lista de supermercado precisa ser variada e equilibrada.

Porém, existe um mineral que é considerado por especialistas como “fermento do cabelo” de tão eficiente e essencial que é para o crescimento dos fios. Confira mais detalhes abaixo:

Ferro é fundamental para cabelo crescer

O cabelo é composto principalmente de proteínas, de modo que elas são o nutriente mais importante para que ele cresça saudável e forte. Comer, pelo menos, 120 gramas de proteína é essencial para atingir o seu objetivo. Além disso, o ferro ajuda a produzir células do cabelo e impede que os fios caiam antes de atingirem seu comprimento.

O ferro é considerado o “fermento do cabelo” e a carência dele, principalmente em mulheres com anemia, pode causar ou acentuar a queda dos cabelos. Com o envelhecimento natural, o cabelo vai ficando mais fraco, mais quebradiço e com carência de certas vitaminas e aminoácidos. Em alguns casos, o uso de complementos vitamínicos pode até ser indicado.

Cada um dos fios que cobre seu couro cabeludo passa por três estados ao longo da sua vida: a fase anágena, que cresce (dura de três a cinco anos), fase catágena, que repousa sem ser modificado (cerca de 10 dias) e fase telógena, em que seu cabelo passa por um processo de envelhecimento natural e cai.

Uma vez que o folículo perde o cabelo, leva cerca de 12 semanas inativo e em repouso antes reiniciar o ciclo novamente. Esta é a razão pela qual é normal perder uma média de 100 cabelos por dia, embora em certos momentos (como primavera e outono) a queda é maior.

Por isso, para garantir a saúde dos fios, a coisa mais importante é manter o cabelo saudável e protegido das agressões externas (como o calor ou a poluição) para garantir que ele mantenha a sua elasticidade sem se quebrar ou embaraçar muito. Cada fio de cabelo deveria crescer, pelo menos, um terço do seu comprimento final antes de quebrar. Porém, nas longas madeixas nem sempre isso é bem sucedido.

Novidades para o cabelo