Famosa usa Roacutan contra espinhas e gera debate sobre outros efeitos pouco conhecidos

https://www.instagram.com/p/BrQmU-cl4mR/

Adriana Sant’Anna compartilha com seus seguidores sua rotina entre maternidade, casamento, trabalho e cuidados pessoais. Recentemente, a ex-sister iniciou um tratamento estético para a pele visando combater as temidas acnes.

A influencer e sua dermatologista, Karla Assed, tomaram a decisão em conjunto de iniciar um protocolo medicamentoso com Roacutan, remédio famoso para quem sofre com espinhas. Entretanto, Adriana notou alguns efeitos que pouca gente conhece. Veja:

Outros efeitos do Roacutan

Através de um post em seu Instagram, a ex-bbb mostrou uma sequência de fotos na qual mostra seus lábios bem ressecados e, em seguida, fotos de sua pele antes de iniciar o tratamento.

“To tomando porque a adolescência não sai de mim! Na última consulta com a doutora @karlaassed, ela decidiu e ai comecei tem 1 semana!”, escreveu na legenda.

https://www.instagram.com/p/Br0ZKGWF8Ei/

Debate nas redes

Essa é a terceira vez que Adriana inicia um tratamento com a medicação e ela tem notado alguns efeitos colaterais. “Percebi que as espinhas começaram a sair ainda mais, a pele fica sequinha que é uma beleza (eu amo porque sou oleosa demais ) e cabelo também fica sensacional!”, finalizou.

Nos comentários da postagem, a influencer respondeu algumas dúvidas de seus fãs, que passaram a compartilhar o que sentem tomando a medicação.

Uma seguidora, que também trata o problema com o remédio, comentou que sente muita alteração de humor. Adriana esclarece que esse tipo de efeito ela não teve, mas acredita que a meditação a ajuda a manter o bom humor e diminuir a ansiedade.

Afinal, o que faz o Roacutan?

O ressecamento notado por Adriana é bastante comum.

Segundo a dermatologista Rossana Vasconcelos, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, já contou em entrevista ao VIX, o Roacutan age sobre as glândulas sebáceas, reduzindo a produção de sebo e, assim, a oleosidade de maneira geral, como cabelos, lábios e até mesmo provocando ressecamento nos olhos.

Além disso, diminui a hiperqueratinização nos poros, que é o acúmulo de queratina e sebo que forma cravos. A substância ainda possui ação anti-inflamatória nas lesões de pele.

O medicamento é indicado para tratar a acne na fase adulta e também na adolescência, porém, a dermatologista alerta que as lesões provocadas pelo excesso de oleosidade possuem graus e somente alguns têm a recomendação de tratamento medicamentoso. Por isso, é essencial procurar um médico antes de tentar qualquer opção de tratamento.

Riscos do Roaucutan

A medicação implica em inúmeros riscos e o paciente deve ser acompanhado de perto enquanto estiver em tratamento. Entre os riscos maiores estão as mulheres grávidas, que são expressamente proibidas de usar a medicação, por conta do risco de aborto e teratogenicidade, ou seja, desenvolvimento de malformação fetal. Lactantes também não podem aderir a esse tratamento, já que a substância pode passar para o bebê através do leite materno.

Outras possíveis reações englobam dificuldade na cicatrização – inclusive deve-se ser evitada depilação com cera e tratamentos dentários – e elevação do colesterol e triglicérides.

Além disso, a bula do medicamento aponta que depressão e sintomas de psicose, estado em que há desvinculamento com a realidade, foram relatados em usuários de Roacutan. Por isso, é sempre importante pesar os prós e contras junto com seu médico e esclarecer todas as dúvidas antes de começar o tratamento.

Tratamentos para Acne