“Fitagem preguiçosa” pode ser feita ainda no banho sem muito esforço: passo a passo

Mulheres com cabelos crespos e cacheados sabem que a fitagem faz parte dos cuidados com os fios, deixando-os com textura definida e volume controlado. A técnica simples utiliza apenas as mãos e um creme para pentear ou leave in, passando o produto mecha por mecha.

Esse processo se torna ainda mais fácil quando feito debaixo do chuveiro: essa “fitagem preguiçosa” é realizada durante o processo de higienização dos fios, usando o próprio condicionador para desembaraçar e modelar os cachos.

Fitagem durante o banho

A fitagem no banho não tem complicação e pode ser feita de forma ainda mais rápida:

1 – Primeiro, lave os cabelos normalmente com o shampoo e, na hora de passar o condicionador, é necessário separar as “fitas” ou mechas grossas de cabelo;

2 – Com os cabelos ainda molhados, utilize o creme em todo o comprimento dos fios, fazendo movimentos com os dedos, como se fosse um pente, da raiz até as pontas;

3 – Depois, enxague as madeixas, retirando todo o excesso de condicionador;

4 – Para finalizar, amasse os fios contra a cabeça com uma toalha de algodão para manter os cachos ainda mais definidos.

Benefícios da fitagem

Apesar de simples, a “fitagem preguiçosa” é perfeita para aqueles dias em que falta tempo para cuidar dos cabelos. A técnica de texturização dos fios traz uma série de vantagens para as cacheadas, como controle do volume e frizz, além dos cachos maleáveis e naturais.

Para cabelos em transição capilar, a fitagem não é tão eficaz, especialmente porque a parte alisada é a que fica nas pontas. Neste caso, para amenizar as duas texturas presentes nos fios é preciso usar outras técnicas, como babyliss por exemplo.

Cuidados com cabelos cacheados