Usar cera de vela nas unhas é uma receita caseira que circula na web com a promessa de fortalecer e até mesmo desencravar as garras. Todavia, a segurança do método é duvidosa e sua eficácia mais ainda.
Pingar vela na unha endurece?
A dermatologista Cintia Guedes Mendonça, da Clínica Vitalli, explica que fortalecer unhas com vela é uma furada, visto que a cera não tem nenhuma propriedade que contribua com o crescimento da cutícula ou com o tratamento de unhas encravadas ou micoses.
Ainda de acordo com a especialista, é indicado apostar em truques para fazer a unha crescer mais rápido que realmente tenham resultados consistentes, como usar suco de tomate, suco de laranja, óleo de rícino ou óleo de coco para promover a hidratação do tecido ao redor, o que interfere positivamente na resistência e no tamanho das unhas.
Riscos de fortalecer unhas com vela

Pingar vela na unha encravada e com micose pode ser extremamente prejudicial, visto que a temperatura quente da cera pode causar queimaduras na pele. “Além disso, a vela é feita de parafina, um derivado do petróleo, que pode ser extremamente alérgico” ressalta a Cintia Guedes Mendonça.
Truques caseiros para endurecer unhas
- Fortalecer unhas com azeite: funciona? Faz crescer? Dermatologista responde
- Alho na base faz crescer a unha? Funciona mesmo?
- Dermatologista indica: Super Bonder no esmalte faz unhas durarem. Será?