As unhas podem ser um indicativo muito importante sobre a saúde de uma pessoa. Isto porque a fragilidade dela está ligada a diversos fatores, desde alimentação até exposição a produtos químicos. Mas não é só: problemas na tireoide, glândula que controla a produção hormonal, também pode afetar a condição das unhas.
Unhas quebradiças: causas
A descamação das unhas pode estar relacionada ao estresse, a uma má alimentação e até a doenças sistêmicas como, por exemplo, o hipotireoidismo. Neste caso, o quadro aparece porque a alteração no funcionamento da glândula altera a produção hormonal responsável pelo formação da unha.
As alterações na produção hormonal podem causar, além do enfraquecimento das unhas, falta de energia, sonolência, depressão, aceleração do coração, problemas no intestino e dores musculares e articulares.
Embora não seja uma relação direta, ao notar um enfraquecimento das unhas repentino associado a outros sintomas como queda de cabelo e ressecamento da pele, o ideal é procurar auxílio de um dermatologista ou de um clínico geral para que ele indique a melhor especialidade para investigar o caso – o endocrinologista para investigar a tireoide ou o dermatologista para tratar a verdadeira causa desses sintomas quando eles não estiverem relacionados à produção hormonal.
Saúde íntima
- Para enfrentar o expediente: 7 dicas de higiene íntima
- Por que segurar o xixi é o pior que você faz para sua saúde?
- Depilação total prejudica a saúde da região íntima?