Hidratação máxima

O friozinho, típico dos dias de inverno, pede cuidados redobrados na hora de proteger a pele e os cabelos. Por causa das baixas temperaturas, a oleosidade natural do corpo diminui, causando uma série de incômodos, como rachaduras, alergias, coceiras, dermatites de contato e descamações. “A umidade relativa do ar geralmente fica mais baixa nesta época do ano, acompanhando os termômetros. Então, a pele acaba ficando mais sensível porque perde sua camada protetora natural com mais facilidade”, explica a dermatologista Shirlei Borelli.

Por isso, o ideal é seguir as dicas dos dermatologistas e investir em cremes que não só aliviam o ressecamento como também evitam que volte a surgir. Cada parte do corpo merece um cuidado diferente. Veja o que fazer para continuar linda nos próximos meses.

Rosto

Primeiro a sofrer com os efeitos do frio, o rosto merece atenção especial. O ideal é adotar produtos com uma ação de limpeza mais suave para evitar a sensação de pele repuxada e eventuais descamações. “Recomendo demaquilantes e sabonetes sem ação detergente, caso contrário, eles acabam removendo todo o sebo da pele”, informa a dermatologista Andrea Serra, acrescentando que, depois da limpeza, é importante aplicar um creme hidratante eficaz para proteger a pele de coceiras e descamações. “Indico os que têm substâncias como o lactato de amônia, ceramidas, PCA-NA, uréia e ácido hialurônico”, revela. A médica também é fã da água termal, que é repleta de minerais, não tem contra-indicações e pode ser usada sempre que o rosto estiver seco ou sensível demais.

Já a dermatologista Angela Bilotta gosta de produtos que contenham óleo de semente de uva, amêndoa doce, girassol, macadâmia, maracujá e gérmen de trigo. “Essas substâncias, encontradas em sabonetes líquidos, recompõem nosso manto lípidico – a camada de gordura natural da pele. O efeito é ainda melhor quando elas são associadas a ativos calmantes, como a camomila e a rose mosqueta”, explica. Quem tem a pele oleosa pode procurar produtos hidratantes livres de óleo que também tenham em sua fórmula o extrato de ginko biloba e a vitamina C.

Os especialistas lembram que, apesar do frio, o filtro solar não pode ser esquecido. “Às vezes, a incidência de raios UV é até mais alta nessa época do ano porque há mais dias claros e com poucas nuvens no céu”, explica Angela. Por formar uma barreira protetora, o filtro também é um aliado na hora de evitar que o rosto sofra com os efeitos nocivos típicos do inverno, como o aumento da poluição, o vento constante e as mudanças bruscas de temperatura.