Hidratação máxima > Corpo hidratado

Lábios

Eles também merecem atenção especial no frio. O ressecamento mais intenso na área da boca pode desencadear crises de herpes em portadores do vírus. “E quem usa remédios à base de isotretinoína deve ter um cuidado ainda maior, já que os lábios podem ficar machucados. O ideal é aplicar os hidratante em forma de batom, ou sticks labiais, algumas vezes ao dia”, recomenda Ângela Bilotta.

Corpo

No frio, a maioria das mulheres ganha uma tonalidade opaca e acinzentada nas pernas, braços, cotovelos e joelhos. A saída é adotar um creme hidratante potente, que deve ser aplicado toda noite após o banho. Por ser mais grossa que a pele do rosto, a do corpo merece uma hidratação mais intensa. “As substâncias dos cremes para a face e para o corpo são as mesmas, a diferença está na concentração dos ativos em cada um. Quem passa um creme feito para o rosto nos braços ou nas pernas não vai ter o efeito desejado. E o produto indicado para o corpo pode ser muito oleoso para a face e até causar acne”, revela a dermatologista Roberta Bibas.

Outra dica de Roberta é diminuir a quantidade de sabonete durante o banho. “Quem sofre com o ressecamento deve usar o produto apenas nas partes íntimas e nas axilas. Senão, corre o risco de deixar a pele ainda mais seca”, lembra ela. A médica também aconselha o uso de um óleo de banho, que deve ser aplicado em todo corpo antes do último enxagüe. “O óleo não penetra nas camadas mais profundas da pele, mas ajuda a reter a umidade da camada superficial”, ensina.

Os cremes mais indicados são os de marcas dermatológicas, que são facilmente encontrados em todas as farmácias. Se esses produtos não estiverem dando o resultado desejado, o ideal é procurar um dermatologista. “O médico vai poder avaliar o estado da sua pele e indicar um produto manipulado com substâncias nas quantidade exatas para a pessoa”, explica Shirlei Borelli.