São os líquidos que circulam por fora das células do organismo, conhecidos como extracelulares, os principais responsáveis por deixar algumas partes do corpo e, principalmente, o rosto inchados ao acordar pela manhã ou após passar muitas horas deitado. Entenda melhor como o jeito que você dorme influencia nesse processo.
Posição faz rosto inchar durante sono
Em um indivíduo adulto, esses líquidos extracelulares representam 20% de seu peso total, em média. Para ajudar, quando dormimos, há uma retenção natural dos fluídos do nosso corpo já que ele passa algumas horas com o metabolismo e fluxos desacelerados.
É que a posição em que se dorme, normalmente na horizontal, deixa a musculatura do vaso sanguíneo relaxada, o que torna a circulação sanguínea do corpo mais lenta.
O rosto acaba sendo bastante afetado na região das pálpebras, justamente por ser a zona mais vascularizada, o que gera maior retenção de água.
Além disso, na posição horizontal, a distribuição dos líquidos extracelulares acontecem de uma maneira mais uniforme por todo o corpo, inclusive na cabeça e, consequentemente, nas pálpebras inferiores e superiores.
No entanto, segundo a dermatologista Vanessa Metz, há pessoas com mais propensão e posições que facilitam a retenção de líquido à noite. Dormir de bruços, por exemplo, contribui para o inchaço já que a pressão do rosto exercida sobre o travesseiro dificulta ainda mais a circulação dos fluidos.
Tire proveito de dormir bem
- Ter uma boa noite de sono ajuda a perder peso: Descubra como
- Você já teve orgasmo no sono? Uma posição ao dormir favorece
- Médico ensina como pegar no sono em segundos com respiração