A expressão “juntar as escovas de dentes” tem uma conotação fofinha e lúdica, mas quando praticada em sentido literal, não traz muitos benefícios para sua saúde bucal, por exemplo. É muito comum deixar a escova dental exposta na pia do banheiro ou em lugares fechados, sem qualquer proteção das cerdas. O problema é que, com esse costume, a pessoa pode levar à boca uma quantidade considerável de bactérias sem se dar conta.
Qual o perigo?
Escovas de dentes são objetos pessoais e devem ser mantidos em locais secos e protegidos, para evitar contato com objetos contaminados, inclusive com outras escovas. Quando não está protegida adequadamente, as cerdas expostas acumulam microorganismos do ar, como os provenientes do vaso sanitário, e também de tudo que está ao seu redor.
Colocar várias escovas num mesmo recipiente, por exemplo, como armazenar sua escova de dente na mesma bolsa junto com outras ou fechada no armário, pode causar contaminação cruzada. O ideal mesmo é que cada escova seja mantida separada em um compartimentou ou em um copo separado.
Guarde a escova de dentes na vertical em um local aberto que impeça o contato das cerdas entre escovas diferentes e longe de fontes de contaminação – pelo menos, a dois metros de distância do vaso sanitário – e sem o contato com outros objetos, como pentes e escovas de cabelo.
A lista de doenças causadas por bactérias acumuladas na escova é grande: periondotite, candidíase, gengivites, cáries e até diarreia. O problema que aparentemente parece simples pode agravar e causar doenças graves, como cardiopatias e pneumonias.
Conquiste um hálito refrescante
- Como saber como está seu hálito para beijar?: 5 macetes
- “Alimentos detergentes” ajudam a combater o mau hálito: Veja
- Quem sofre de mau hálito geralmente não percebe. Como tratar?