Muitos mitos rodam por aí sobre a lavagem diária dos fios. Afinal, lavá-los com frequência vai ressecá-los? Eles vão cair? Cada caso é um caso e a rotina de cuidados no chuveiro vai depender muito do tipo de cabelo.
Antes de tudo é preciso entender que o couro cabeludo é revestido por uma camada de gordura natural e saudável para a região. Quando em equilíbrio, os fios costumam nascer saudáveis, com boa elasticidade e brilho. Neste caso, a lavagem pode ser feita todos os dias, mas é preciso deixar que o cabelo seque naturalmente ou com a ajuda do secador – abafar pode dar espaço para o surgimento de fungos e bactérias.
Para tirar as dúvidas de uma vez por todas, entenda as particularidades de cada tipo de fio e saiba o que fazer na hora do banho.
Atenção para os cabelos oleosos
Para quem sofre com a oleosidade excessiva ou pratica exercícios físicos diariamente, o ideal é lavar o cabelo todos os dias. A limpeza vai retirar o suor e o óleo e, assim, higienizar o couro cabeludo, garantindo o crescimento saudável dos fios. Mas, fique esperta: lavagens em excesso podem causar caspa e dermatite seborreica – uma das vilãs da produção em excesso de oleosidade –, ou seja, se sentir que os fios não estão oleosos deixe a limpeza para o dia seguinte.
Fique de olho nos fios secos, cacheados ou crespos
As cacheadas e as crespas possuem o cabelo naturalmente mais seco. Esses tipos de fios são espiralados, o que dificulta a distribuição da oleosidade natural ao longo do comprimento. Neste caso, a lavagem deve ser feita de duas a três vezes por semana com a ajuda de produtos com ativos hidratantes como a babosa, o óleo de manga, o coco e o D-Pantenol.
Cuidado com a hora do banho
Uma limpeza saudável deve ser feita com água morna ou fria. Quanto mais quente a temperatura, maior é o risco dos fios ressecarem, já que acabam perdendo água. E não é só: se você costuma esfregar o couro cabeludo na hora de limpar pode parar agora mesmo. Isso não só machuca a região como pode ativar as glândulas sebáceas, que vão acabar produzindo mais óleo do que o ideal. O certo é aplicar o shampoo e massagear bem a região com as pontas dos dedos, levando a espuma para o restante do cabelo.
Faz bem evitar:
Shampoos de limpeza profunda com frequência: ele é ótimo para tirar resíduos do couro cabeludo, mas se usado mais de uma vez por semana, pode levar embora os óleos naturais e essenciais para o equilíbrio da área.
Não retirar o condicionador por completo: engana-se quem acha que o cabelo vai ganhar uma hidratação extra se deixar o produto lá. Muito pelo contrário: ele pode entupir os folículos capilares, prejudicando o crescimento dos fios e causado queda.
Usar sempre os mesmos produtos: depois de um tempo, aquela linha que você tanto ama deixa de fazer efeito. Isso acontece porque o fio já absorveu todos os nutrientes que ela podia oferecer. Assim, troque regularmente para atender todas as necessidades do cabelo.