Padrões de armazenamento de gordura são diferentes de pessoa para pessoa: fatores como alimentação, hormônios e genética contribuem com aquela gordurinha localizada no culote, braço ou abdômen. Embora a gordura seja fundamental para o organismo, como uma reserva de energia no corpo, muitos podem se incomodar com os excessos.
Até mesmo os adeptos de dietas e exercícios físicos regulares sabem que perder essa gordura localizada demanda tempo e esforço. Muitas vezes, há necessidade de um tratamento estético específico para este fim.
Loção combate gordura localizada
Este procedimento indicado pela esteticista Patricia Elias tem duas etapas distintas: na primeira, utiliza uma loção caseira à base de café, pimenta, gengibre e óleo de coco – ingredientes com substâncias termogênicas que aceleram o metabolismo e a queima de gordura.
E, na segunda, há massagem específica e alternância de calor e frio para gerar um maior gasto energético local. “A bolsa quente vai aumentar a temperatura e o fluxo sanguíneo, fazendo uma absorção melhor dos nutrientes. O frio faz o oposto, a vasoconstrição, e o seu organismo vai tentar aquecer a região, fazendo o ATP [ adenosina trifosfato] que é o gasto energético local”, explica.
Para fazer a loção antigordura localizada em casa, separe:
- 150 ml de café puro
- 2 pimentas caiena
- 1 colher de óleo de coco
- 1 pedaço de gengibre
- Termômetro infravermelho digital
- 2 bolsas térmicas – uma quente e outra fria
Modo de preparo: para preparar a loção, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por alguns minutos. Depois, basta coar e pôr num borrifador para facilitar a aplicação.

Passo a passo: como usar loção antigordura
De acordo com Patricia Elias, a primeira dica é não substituir o termômetro e nem as bolsas térmicas por um paninho ou toalha quente. A temperatura é muito importante neste processo. Para aplicar, é só seguir o passo a passo:
- Borrifar a loção na região escolhida – culote, barriga, braço, entre outros – e espalhar bem;
- Com as falanges das mãos, faça movimentos de atrito e contração, com uma boa dose de força. Essa massagem rigorosa deve durar entre 3 a 5 minutos;
- Depois, coloque a bolsa térmica quente na área por 10 minutos. A cada minuto, usar o termômetro para medir a temperatura, que deve ser no máximo de 39ºC e, no mínimo, de 38ºC.
- A dica é manter a temperatura estável neste intervalo de tempo e seguir com a bolsa fria, também por 10 minutos. O frio deve atingir os 10ºC e, no mínimo, zero;
- Finalizar o processo com um exercício físico, que pode ser uma corrida, bicicleta, entre outros, para aumentar o metabolismo e queimar essa gordura que foi “dispensada” pelo organismo;
- É importante também evitar carboidratos nos dias que realizar o procedimento, que pode ser feito de maneira completa 2 vezes por semana;
- Já a loção pode ser utilizada todos os dias, com a ressalva que a mistura pode ficar até uma semana na geladeira. Depois deste período, deve ser descartada.