Se você é do time das sardentas e se orgulha disso, então a última coisa que quer é que a maquiagem esconda suas charmosas marquinhas naturais. Para dar cobertura e cor à pele sem camuflar as sardinhas, é preciso escolher os produtos certos e ter alguns cuidados na hora de aplicá-los.
Leia também:
Preguiça de se maquiar? 6 dicas práticas e rápidas
Como passar base: 7 truques incríveis transformam a maquiagem
Maquiagem para cobrir espinhas e deixar pele perfeita
Como valorizar as sardas
É comum ver muita gente incomodada com as sardas e, por consequência, querendo escondê-las e até eliminá-las. Fato é que não há regras de como você deve lidar com elas; o que importa, realmente, é você se sentir bem e valorizar, ou não, o que “veio de fábrica”.
O expert em maquiagem Renato Mardonis defende, entretanto, que as sardas são uma característica que valoriza ainda mais a beleza da mulher. “Ela realmente agrega. Sempre fui contra esconder”.
Na opinião do especialista, as famosas exercem um papel importante na influência de quem tem sardas, muitas vezes incentivando mulheres a assumirem esse aspecto da pele. Recentemente, a atriz Grazi Massafera e a cantora Anitta posaram para capas de revistas ressaltando as sardinhas do rosto.
“Mais do que uma moda ou tendência, a imagem é um incentivo à beleza natural, para ruivas e loiras deixarem as sardas aparecerem”.
Maquiagem para quem tem sardas
Cobertura leve
Algumas técnicas de maquiagem podem ser aliadas para quem tem sardas e faz questão de mostrá-las ao mundo.
Para cobertura da pele, Renato explica que é necessário usar produtos leves, como BB Cream ou base líquida translúcida. Assim, as sardinhas não sumirão completamente.
“Se a mulher tem a pele limpa, sem acnes, por exemplo, pode usar a maquiagem mais pontualmente, corrigindo somente as olheiras com corretivo e passando base na testa”.
Reforçando as sardas
Para quem já tem as manchinhas e quer reforçá-las, o truque é bem simples e precisa apenas de um produto: lápis de sobrancelha.
“A mulher deve procurar um tom do lápis que seja próximo ao de suas sardas, que podem ser acinzentadas ou avermelhadas. Na aplicação, siga o desenho natural de cada mancha, respeitando o formato da sarda”.