Dermopuntura para estrias é um tratamento que promete reduzir em até 100% a aparência de qualquer tipo de marquinha. Vanessa Silveira, dermopigmentadora e proprietária da rede de franquias que leva seu nome, explica que a técnica, que também é chamada de micropuntura, reduz a profundidade das cicatrizes e devolve a pigmentação por meio de pequenas perfurações na pele, que estimulam a produção de colágeno.
Como é feita a micropuntura para estrias?
O procedimento é feito com um aparelho chamado dermógrafo. Elétrico, ele possui uma agulha que é usada para penetrar a pele, o que estimula a produção de colágeno.
Cada estria deve ser trabalhada isoladamente e a duração de cada sessão é de aproximadamente uma hora. São necessários de 3 a 6 encontros, dependendo do grau de cada cicatriz. Já o intervalo entre os procedimentos é de 28 dias, que é o tempo necessário para que a pele se recupere.
Segundo Vanessa Silveira, o tratamento é combinado com lasers que amenizam a dor e estimulam a recuperação da derme.
Funciona mesmo?
Considerado o melhor tratamento para estrias por muitos profissionais, o método promete apagar completamente as marcas finas e melhorar até 90% das grossas. Porém, a dermopigmentadora Vanessa Silveira ressalta que o sucesso da micropuntura também depende do colágeno natural de cada pessoa. “Os resultados variam conforme a quantidade dessa proteína. Quanto mais jovem, mais colágeno há e melhores são os resultados obtidos”.
Quem pode fazer?
Este tratamento para apagar marcas de estria é indicado para marcas brancas, vermelhas, largas ou finas, independente da região do corpo. Todavia, o procedimento é contraindicado em peles negras, já que pode causar hiperpigmentação e deixar as lesões ainda mais aparentes.
Dói?
Como ocorre uma perfuração na pele, o procedimento causa desconforto. Para amenizá-lo, é indicado passar anestésico, como a lidocaína 5%, cerca de 40 minutos antes do início da sessão. Além disso, a aplicação de laser reduz a sensibilidade da pele, o que também contribui para reduzir a dor.
Cuidados após as sessões
É recomendável seguir alguns passos para potencializar a regeneração da derme:
- Por estimular a pigmentação da pele, deve ser evitado o consumo de alimentos que contém substâncias corantes, como cenoura, beterraba e abóbora, já que eles podem manchar a cútis.
- Na semana das sessões, não é indicado tomar sol ou praticar atividades físicas que estiquem o tecido machucado, como musculação e pilates.
- A ingestão de colágeno com vitamina C também é útil, além do uso de produtos cicatrizantes indicados pela profissional que fez a micropuntura.
Quanto custa
O preço da micropuntura em estrias varia em cada clínica estética ou dermatológica, mas a média de valor é R$ 300 a R$ 400 por cada sessão*. Também há estabelecimentos que fazem pacotes, o que reduz o valor.
Fotos de antes e depois
Veja algumas fotos dos resultados da micropuntura em estrias cedidas pela Clínica de Micropigmentação Vanessa Silveira:
* Valores pesquisados em janeiro de 2017 e sujeitos a alterações.
Mais tratamentos para estrias
- Ex-BBB faz tratamento contra estrias da gravidez: veja como é e quanto custa
- Peeling de diamante para estrias funciona? Descubra como é feito
- Hipoglós para estrias: dá certo? Qual é o jeito certo de usar?