Nas bocas > Lábios sensuais

Efeito silicone
Que mulher não desejaria ter uma boca no estilo Angelina Jolie? Desfilando lábios carnudos, a atriz conquistou um dos homens mais disputados do mundo, o ator Brad Pitt. A preferência, eles garantem, é mundial. “Antigamente, as mulheres queriam ter bocas pequenas, de boneca. Era o padrão que as atrizes do cinema mudo seguiam. Mas esta preferência começou a mudar com a Brigitte Bardot. Desde então, elas só querem saber de lábios cheios”, diz a dermatologista Ligia Kogos.

Assim como os cosméticos tornam a necessidade da cirurgia cada vez mais remota, hoje, já existem batons com substâncias capazes de aumentar os lábios. Alguns provocam este efeito a partir de uma irritação. São produtos que desencadeiam um inchaço imediato, através do afluxo de líquido da região. Outros não incham, dão apenas a sensação de serem maiores. “É o caso do Color Endurence, batom importado da L’Óreal, que contém silicones especiais que alisam a textura dos lábios. A Revlon também possui alguns ótimos de longa duração. São batons finíssimos, com silicones especiais e tensores de superfície. A impressão é a de que se colocou magipack nos lábios”, compara Ligia Kogos.

Tendências da estação
Marcos Costa, maquiador oficial da Natura, acaba de lançar o livro “Eu amo Maquiagem” (Ed. Jabuticaba). Para Marcos, o outono-inverno que se inicia é democrático, dando espaço para todos os gostos e cores. “Vale tanto uma cor de boca, sem contrastar com a pele, quanto um vermelho, chamando muita atenção. O importante é combinar com sua personalidade, estado de espírito e com a situação”, afirma Marcos.

Mesmo no vale tudo, algumas regras básicas ajudam a não fazer feio. “O vermelho pode ser usado à vontade no inverno. Ele fica lindo contrastando com a maquiagem, que deve ser clean. Mas escolha bem o tom. Os que puxam para o marrom combinam com uma pele como a da Camila Pitanga. Já os que puxam para o rosa ficam melhores em peles claras. A melhor coisa continua sendo testar o produto antes de comprar, pois o resultado varia de boca para boca”, explica o maquiador.

O gloss, que entrou aos poucos nas bolsas femininas, promete manter o terreno conquistado. “Gloss não é mais tendência. É acessório. Uma boca fosca é bonita, mas o brilho do gloss ajuda a dar um toque sensual. Use tanto direto nos lábios, quanto sobre um batom”, sugere Marcos.