O colágeno é uma proteína indispensável para manter a saúde da pele e para auxiliar na construção e manutenção da estrutura de todos os órgãos e tecidos. É a partir dos 30 anos que a produção de colágeno no organismo começa a diminuir e, alguns dos efeitos dessa diminuição, levam ao aparecimento de celulite, enfraquecimento das unhas e flacidez da pele.
Colágeno no organismo
Segundo Priscila Gontijo, Mestre em Ciências pela UNIFESP e responsável técnica da Vhita, existem diversas maneiras de suprir a ausência de colágeno no organismo, seja consumindo alimentos ricos nessa proteína ou recorrendo à suplementação.
Mas de acordo com a nutricionista, antes é preciso definir qual o melhor colágeno, é entender porque e para quê vai tomá-lo, se é para manutenção da saúde ou para algum tratamento específico, se é para pele ou articulações.
Qual colágeno é melhor para pele?
De acordo com Priscila, os colágenos mais indicados para fins estéticos são aqueles formulados com peptídeos bioativos tipo 1 de Verisol. Esse tipo de colágeno é utilizado em diversas marcas de suplementos e age de maneira a recuperar a elasticidade da pele, diminuir as rugas, celulites, restabelecer a aparência do cabelo e fortificar as unhas.
O tipo contém peptídeos bioativos de colágeno, obtido através de uma quebra enzimática que origina peptídeos específicos para atuar nas camadas mais profundas da pele de dentro para fora, restabelecendo o metabolismo das células dérmicas com a administração de uma pequena dose diária.
De olho nos aditivos
Além da especificidade, outro aspecto importante para considerar no momento da escolha são os aditivos. É importante ficar atento e verificar se na composição desses colágenos em forma de suplemento há carboidratos, corantes, aromatizantes e adoçantes pois, a longo prazo, esses elementos podem prejudicar a saúde de quem consome.
Alimentação e nutrientes
- Uma alimentação saudável como fito-nutrientes
- Onde estão os nutrientes para ter o cabelo saudável
- 7 alimentos importantes para o desenvolvimento físico e mental