Existem muitas dúvidas sobre os produtos e hábitos que são prejudiciais à saúde da unha e que podem enfraquecê-la. Segundo a manicure Carla Cristina Rolim, da esmalteria Aero Nails (SP), passar esmalte semana após semana, sem intervalo, é um dos fatores que podem, sim, tornar as unhas mais fracas.
Leia também:
Unhas fracas: 12 dicas para fortalecê-las
“Deixar as unhas sem esmalte por alguns dias faz muito bem, pois o uso excessivo pode deixá-las amareladas e quebradiças”, afirma.
A profissional orienta que se verifique, sempre que for fazer a unha, se ela está com aspecto saudável ou não. Se você observar muitas manchas brancas ou amareladas, porosidade e tendência à quebra, deixe a unha respirar por uma ou duas semanas, conforme a necessidade, sem passar esmalte ou mesmo base. Quando sentir que elas estão mais fortes, volte a esmaltá-las.
Tratamento para unhas fracas

Durante o período em que as unhas estiverem se recuperando, procure fazer um tratamento para fortalecê-las. Carla sugere a aplicação de óleo de amêndoas.
“Todos os dias à noite, antes de dormir, passe um pouco do óleo nas cutículas e faça uma leve massagem nas unhas e dedos. Faça isso nas mãos e nos pés. Além de melhorar a qualidade da unha e deixá-la mais forte, esta técnica ainda hidrata as cutículas.