Passo a passo contra poros abertos: esteticista ensina a sumir com furinhos

Para eliminar os poros dilatados é preciso aderir a uma rotina de cuidados com a cútis, utilizando protetor solar diariamente e fazendo a higienização necessária com produtos específicos para cada tipo de pele. Este problema é bastante comum em pessoas com a oleosa e pode ser causado por uma série de fatores, da predisposição genética à alimentação rica em açúcares e gorduras.

Estes furinhos chamados de óstios ficam mais visíveis na zona “T”, que compreende a testa, queixo e nariz. E mesmo com maquiagem pesada não é possível camuflar estes poros abertos, que pioram ainda mais com suor e excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas.

Receitas caseiras para eliminar poros abertos

A esteticista Patricia Elias compartilhou em seu canal no Youtube 5 dicas para diminuir o tamanho dos poros, mantendo assim a pele lisinha e saudável. Confira:

1. Produtos para cada tipo de pele

Como os óstios abertos são mais comuns em peles oleosas, a dica é usar produtos específicos, de preferência com toque seco. É importante higienizar a cútis diariamente e não esquecer do hidratante facial e protetor solar.

2. Cuidados antes da maquiagem

A esteticista Patrícia Elias recomenda aplicar uma toalha gelada no rosto, deixando de 3 a 5 minutos antes de iniciar a maquiagem. O processo fará uma vasoconstrição que reduz o tamanho dos poros.

Depois, a dica é passar um creme para revolver as vitaminas da cútis, seguindo pela aplicação do primer, que vai proteger a pele das micropartículas do pó que pode obstruir os poros.

3. Esfoliação semanal

Esta remoção de células mortas da pele deve ser feita, ao menos uma vez por semana. A receita de Patrícia Elias leva argila verde diluída em soro fisiológico. Além de combater a oleosidade, juntos, os dois ingredientes devolvem os sais minerais à pele. Deixe agir por 20 minutos e remova a mistura do rosto com movimentos circulares.

4. Choque térmico

Com a pele já higienizada, coloque uma bolsa térmica ou toalha quente sobre o rosto e deixe de 3 a 5 minutos. Especialmente nas áreas com maior incidência de poros dilatados.

Em seguida, use a bolsa ou toalha com água gelada na mesma região por mais 5 minutos. Este choque térmico ajuda na oxigenação dos tecidos, estimula a elasticidade da pele e reduz os poros abertos. A recomendação é repetir o processo dia sim, dia não.

5. Ajuda profissional

Se mesmo com todos estes rituais, os poros ainda teimam em ficar dilatados, a dica é procurar uma clínica de estética especializada para fazer uma boa limpeza de pele ou outros tratamentos mais específicos que potencializam os cuidados realizados em casa.

Truques que disfarçam poros abertos